02/02/2012

PAULO DAVID . ALVAR AALTO

E mais uma vez a arquitectura portuguesa é distinguida internacionalmente! O arquitecto Paulo David ganhou hoje a Medalha Alvar Aalto 2012, na gala Capital World Design, na Finlândia. 

Nas palavras do júri, a arquitectura de Paulo David "é um alerta oportuno de que a arquitectura pode ser calma, serena, lírica, poderosa e "não-espetáculo". A sua obra continua a busca constante por uma arquitectura adequada, relevante e autêntica que se funde com a paisagem. O trabalho respeita e responde a "história, tempo, lugar, cultura e tecnologia" - a sua arquitetura é uma resposta, não uma imposição".

A Medalha Alvar Aalto foi atribuída pela primeira vez ao próprio Aalto, em 1967, tendo sido posteriormente entregue a arquitectos como Tadao Ando, Álvaro Siza e Steven Holl, entre outros. 

Paulo David licenciou-se em Arquitectura, em 1989 (um ano depois de eu nascer!) pela Faculdade de Arquitectura de Lisboa. Colaborou com Gonçalo Byrne e Carrilho da Graça em diversos projectos, mas acabou por voltar ao Funchal, sua terra natal. Em 2003 forma o atelier "Paulo David Arquitectos" e desde então tem desenvolvido importantes projectos em diversas áreas.

Um dos meus projectos preferidos de Paulo David é a Casa das Mudas, na Calheta (Madeira). Ficam aqui algumas imagens.





Muitos Parabéns! 

1 comentário :