16/07/2013

#71. OBJECT. RKNL 20 by ODESI

Mesas de centro é um tema que, embora pareça muito redutor, tem muito que se lhe diga! Ok, não é nenhuma ciência complicadíssima, mas também tem as suas variantes. 

Pessoalmente, não sou muito fã de mesas em vidro/acrílico. A não ser que se queira mostrar o padrão de um tapete lindo de morrer, acho que fica muito mais elegante ver um volume opaco no meio da sala, com uma forma bem definida. Uma opção engraçada, para quem prefere ter uma solução "leve", mas sem usar vidro, pode ser usar espelho. Hoje em dia existem imensas mesas espelhadas (vejam na Área, por exemplo). 

As mesas de centro devem ter uma dimensão proporcional ao espaço onde se inserem. Quer isto dizer que, se tiverem um espaço rectangular, a mesa deve seguir essa forma e ser mais longa. Por outro lado, se for um espaço mais quadrangular, a mesa pode ser redonda, ou então quadrada. A distância em relação aos sofás deve rondar, no mínimo, os 50 cms (o suficiente para uma pessoa passar) e pode ir até aos 90 cms. Não convém que ultrapasse muito mais do que isto, porque se estivermos sentados no sofá teremos alguma dificuldade em aceder à mesa. Quanto à altura, o ideal será que a mesa meça um bocadinho menos que o assento do sofá.

Normalmente, as mesas de centro acabam por servir de arrumação para comandos, cinzeiros, revistas, etc... e eu não tenho nada contra isso! Aliás, gosto imenso de ver uma mesa de centro bem decorada, com os famosos coffee table books , uma jarra de flores, uma velinha e claro, os comandos (bem decorada, mas prática).

Posto isto, gostaria de vos mostrar uma mesa de centro que conheci há pouco tempo, a RKNL 20, desenhada por Ronald Knol, para a Odesi, uma marca holandesa. 



Como podem ver, é uma mesa extremamente minimalista. Produzida em MDF de alta qualidade, é posteriormente lacada a branco e/ou a cinzento. É constituída por duas partes, apoiadas num pé central (embora pareça que estão a flutuar). A parte de baixo é uma prateleira, com profundidade suficiente para apoiar revistas, comandos e tudo aquilo que consideramos menos estético.

A RKNL 20 cumpre na perfeição tudo aquilo que referi anteriormente. Serve tanto num espaço rectangular, como num espaço quadrangular. Mede 30 cms de altura, que é normalmente o que se pede...e tem espaço de arrumação, libertando a parte superior para uma pequena decoração!

Mais info, aqui! 

1 comentário :

  1. querooooo! e adorei as dicas na escolha de uma mesa! ando a ver se encontro alguma que goste, porque agora só temos duas mesinhas de apoio e faz falta uma de centro!

    ResponderEliminar