08/10/2013

#78. MEET . BUREL FACTORY

Toda a minha família mais próxima, do lado da mãe, é do Fundão, perto da Covilhã. Os meus avós, os meus tios, primos e afins, vivem todos lá, o que me faz viajar até lá muitas vezes! Esta minha relação com esta zona do país, faz com que preste uma maior atenção ao que por lá se passa. 

Ultimamente começou a assistir-se a uma reinterpretação das técnicas e dos materiais tradicionais da zona da Serra da Estrela, cujo resultado é um conjunto de pequenas empresas inovadoras, que apostam na tradição como forma de projectar o que de melhor se faz na Beira Baixa. 

Uma dessas empresas é a BUREL FACTORY, que, curiosamente, conheci através de um passeio pelo Chiado! Numa destas tardes, fui passear com a minha mãe ao Chiado e dei de caras com uma montra super original, com peças em lã, que a minha mãe reconheceu logo como sendo Burel. Não demorou muito para entrarmos na loja e vermos todas as peças incríveis que a Burel Factory produz com este material tão antigo - o Burel! 

Para quem não conhece, o Burel é um tecido artesanal português, típico da zona da Serra da Estrela, feito exclusivamente de lã. É um tecido extremamente resistente e muito versátil, que, das capas e dos casacos feitos para enfrentar o frio da Serra, evoluiu para uma imensa variedade de outros produtos - malas, almofadas, mantas, banquinhos, entre outros. 

"A Burel Factory nasceu em 2010, na vila portuguesa de Manteigas, na Serra da Estrela, numa sala da antiga fábrica Lanifícios Império – a 'Sala das Linhas' –, com o intuito de trabalhar o tecido mais tradicional na indústria de lanifícios local – o Burel. Aí se pensou em pôr em prática um projeto sustentável, especial e único, cheio de alma e paixão, onde cada peça que produzimos é um pedaço da história do saber, de uma indústria… da sua própria história.
Assim nasceu a Burel Factory, com o forte empenho de manter vivo mas também reinventar o valor das riquezas da região, combinando a arte e o saber dos tecelões da vila com o design de hoje, criando peças originais, de traço contemporâneo..." 

Esta fábrica tem uma linha de mantas, 100% lã, que são qualquer coisa de outro mundo!!! Estão a ver as mantas em chevron da Missoni Home? Pois bem... aqui encontram uma solução muito parecida, provavelmente até de melhor qualidade e com um preço muuuuuuuuuuuuuito mais em conta! 



Fiquei completamente fã e acredito mesmo que vão ter um sucesso gigante! Foram, sem dúvida nenhuma, as peças que chamaram mais a minha atenção e fico mesmo muito feliz por saber que existem empresas assim que apostam no desenvolvimento da nossa cultura! 

Para mais info, aqui!


  

Sem comentários :

Enviar um comentário