18/10/2013

#79. GET TO KNOW . OLLA by MARIANA CARREIRAS

Há uns tempos falei aqui sobre a Catarina Carreiras. Na altura escrevi que a Catarina era irmã de uma grande amiga minha, a Mariana...e é exactamente sobre a Mariana Carreiras que vos vou falar hoje! 

Conheço a Mariana desde que entrei para o Colégio Amor de Deus, no 10º ano. Depois de termos passado o secundário juntas, em Artes, eu segui para Arquitectura e ela decidiu ir para Design de Produto nas Belas Artes.

Sempre considerei a Mariana uma das pessoas mais esforçadas, mais dedicadas e mais empenhadas que conheci em toda a minha vida. Trabalha até não poder mais e esforça-se sempre por fazer mais e melhor. Se a tudo isto ainda lhe juntarmos o seu talento incrível e o seu bom gosto irrepreensível, é impossível não ter a certeza que a Mariana irá ser um dos grandes nomes do design em Portugal! 

Para a sua tese de Mestrado, a Mariana desenvolveu uma colecção de nove peças em cerâmica, a que chamou de OLLA. Esta colecção tem como objectivo demonstrar todos os potenciais da Olaria Portuguesa, ao mesmo tempo que evidencia a sua necessidade de uma maior ligação com o mundo do design contemporâneo, (como forma de se actualizar e renovar as suas formas tradicionais). Este trabalho foi desenvolvido em parceria com a Olaria Artesanal Norberto Batalha & Filhos e o resultado é uma colecção com peças lindas de morrer, feitas artesanalmente mas extremamente contemporâneas. Uma verdadeira lufada de ar fresco no contexto da olaria portuguesa!! 


Para além da OLLA, a Mariana dedica-se igualmente a outro projecto que começou há sensivelmente pouco tempo, mas que também já é um verdadeiro sucesso - a Good Things, um atelier onde se desenham e criam peças de roupa exclusivas e totalmente personalizáveis! Mais info, aqui!

Para terminar, deixem-me apenas referir que a Mariana foi responsável da loja Fabrica Features, em Lisboa (por cima da Benetton do Chiado) durante três anos e que já colaborou com alguns importantes designers internacionais, como é o caso de Sam Baron. 

Espero sinceramente que esta colecção seja o início de muitas outras e que o percurso profissional da Mariana esteja repleto de momentos felizes e de muito sucesso! Não tenho dúvidas de que ela tem todas as capacidades necessárias para ser uma figura importante da arte em Portugal e no resto do mundo! 

Força :) 

3 comentários :