29/11/2013

#83. MEET. GUSTAVO FERNANDES

A meu ver, nenhuma decoração está completa sem umas quantas peças decorativas que personalizam os espaços e os tornam únicos e especiais - uma jarra que pertencia à nossa trisavó, um cinzeiro que compramos numa viagem algures, uma caixinha que nos foi oferecida por alguém que gostamos... and so on!

O mesmo acontece com as obras de arte. Nenhuma casa é verdadeiramente um "lar" sem umas boas obras de arte, sejam elas de que tipo forem - pinturas a óleo, esculturas, fotografias, serigrafias, you name it. Claro que isto é apenas a minha opinião, mas para mim é impensável não viver no meio de arte! Desde pequenina que sempre fui muito ligada às artes e quem me conhece sabe que nunca poderia ter ido para outra área que não esta! 

A pensar assim, quando era mais pequena, por volta dos 9/10 anos decidi ter aulas de pintura a óleo. O Gustavo Fernandes tinha o atelier dele mesmo por baixo da minha casa e resolvi experimentar. Não posso dizer que tenha saído de lá uma verdadeira mestre na área, (embora o professor fosse o melhor) mas consegui produzir quadros suficientemente aceitáveis para preencher as paredes do hall dos quartos lá de casa e ainda oferecer outros quantos a alguns familiares (claro que os meus avós penduraram orgulhosamente a minha pequena obra de arte na sala, para todos verem!) 

É exactamente sobre o Gustavo Fernandes, esse grande mestre da pintura, que vos venho falar hoje! Penso que muitos já terão ouvido falar nele, mas para quem ainda não o conhece, têm aqui uma boa oportunidade de verem os seu brilhantes trabalhos. 

Nascido em 1964, o Gustavo conta já com um percurso profissional com mais de 25 anos. Frequentou a Escola de Belas Artes Mission Renaissance, em Montreal (no Canadá), depois seguiu para o curso superior de Artes Plásticas e Gráficas do Dawson College e especializou-se nas técnicas e métodos de Betty Edwards “ Drawing from the Artist Within” e “ The Natural way to Draw” de Nicolides. 

Na sua obra destacam-se as pinturas hiperrealistas (mas mesmo tão realistas que às vezes precisamos de olhar duas vezes para ter a certeza de que não são fotografias) de paisagens, retratos, naturezas-mortas, pessoas e pequenos pormenores do quotidiano. Para além disto, podemos também ver algumas obras  mais surrealistas, umas quantas aguarelas e mais recentemente, escultura! 

As obras do Gustavo já fizeram parte de inúmeras exposições colectivas e/ou individuais. Pelo que li, já participou em mais de 250 exposições (espalhadas pelo mundo). Recentemente, fez parte da Summer Exhibition da Royal Academy of Arts (em Londres). 

Sem dúvida nenhuma que é um dos grandes artistas do nosso país e tenho muito orgulho em ter tido a oportunidade de aprender com ele! Se me permitem, tenho ainda mais orgulho de poder ter em minha casa uma belíssima pintura a óleo do Gustavo, que enche a minha sala de estar e a torna única e verdadeiramente especial. A minha sala não seria a mesma sem aquele quadro gigante na parede! 

Se ficaram curiosos acerca deste artista, basta irem aqui! Por agora deixo-vos com uma pequena selecção das suas obras. Tenho a certeza que vão gostar :) 






Sem comentários :

Enviar um comentário