02/12/2013

#83. GET TO KNOW. BUNKER by REALARCHITEKTUR

Esta semana não poderia ter começado da melhor forma! Em primeiro lugar, a minha queridíssima colega Mariana oferece-me uma caixinha de chocolates típicos de Viana do Castelo - Chocolates Imperador da Avianense - e depois, recebo um presente lindo da Juicy Couture vindo directamente dos Estados Unidos! Não podia mesmo ter um melhor início de semana! 

Continuando nesta boa onda de início semanal, hoje venho partilhar com vocês um projecto que é o sonho de qualquer arquitecto.... o meu namorado então, tenho a certeza que vai ficar louco e vai exigir uma visita imediata a Berlim para vermos isto ao vivo!! :) 

O projecto consiste essencialmente na reconversão de um antigo bunker situado no centro de Berlim,  numa casa/galeria para o coleccionador de arte Christian Boros. O bunker, construído em 1942, tinha como objectivo albergar cerca de 3000 pessoas. Após a guerra, o edifício acabou por ficar muito degradado e em 2003, o coleccionador de arte decidiu comprá-lo ao estado alemão. Com a ajuda dos arquitectos Jens Casper e Petra Petersson (do atelier de arquitectura Realarchitektur) foi possível transformarem este enorme bunker de betão numa casa com 80 grandes espaços, divididos entre 5 enormes pisos. A estrutura original do edifício não foi alterada (também seria difícil com paredes de 2 metros de espessura) e a maioria dos espaços servem como galeria para a extensa colecção de Boros. O último piso é a habitação privada do coleccionador. 

Este edíficio foi nomeado para o prémio Mies van der Rohe e venceu o prémio Architekturpreis Beton  de 2008. Para além disto, fez parte da Bienal de Veneza de 2006. 

Pelo que li, fazem-se visitas guiadas a este bunker, no entanto é preciso marcar com cerca de 1 mês de antecedência. O único espaço onde não se pode ir (e curiosamente é o que eu tinha mais curiosidade em visitar) é ao apartamento de Christian Boros. A visita dura cerca de 2 horas e pode-se vaguear por todos os pisos da galeria. 

Viver num bunker não é uma ideia muito positiva... mas tenho a certeza que este bunker, nos dias de hoje, claro, vos vai fazer mudar de ideias! Já alguma vez tinham pensado que algo tão terrível poderia ser afinal um conceito super interessante?! 

Para conhecerem melhor este projecto e todos os outros realizados pelo atelier Realarchitektur, basta irem aqui!




Sem comentários :

Enviar um comentário