17/12/2013

#85. GET TO KNOW . MM by MK27

Em Portugal temos dos melhores arquitectos do mundo, temos 2 prémios Pritzkers (e muitos mais virão) e temos uma linguagem formal muito característica que nos distingue em qualquer parte do mundo. Os meus arquitectos preferidos são todos portugueses, à excepção de uns quantos que não sendo portugueses, estão lá perto! Não é segredo para ninguém que sou completamente fã do brasileiro Marcio Kogan (já postei tantas coisas dele aqui) e, mais uma vez, quando vi estas fotografias do Fernando Guerra, fiquei literalmente a babar e não demorou um minuto até começar a preparar este post!

A casa chama-se MM e foi desenhada pelo Marcio Kogan, em parceria com Maria Cristina Motta. O design de interiores ficou a cargo de Diana Radomysler. Situada nos arredores de São Paulo, a casa tem cerca de 700 m2 (coisa pouca, portanto!) e organiza-se através de dois eixos perpendiculares - o primeiro constitui o volume da habitação e o segundo consiste no vazio definido pelo deck de madeira e a piscina (penso que dá para perceber bem na planta). Na intersecção dos dois eixos temos uma sala lounge exterior/pátio, constituída por uma zona de estar informal e uma espécie de copa de apoio à piscina. 

Um pormenor interessante em termos de organização espacial nesta casa é o móvel/estante de grandes dimensões que existe na sala, que para além de rematar aquele espaço, garante a privacidade necessária entre zona pública e zonas privadas - vejam na planta!  


A grande imagem de marca neste projecto (como em todos os projectos deste arquitecto) é  contraste entre as grandes superfícies de betão e a madeira das paredes, dos tectos e das portadas dos vãos. Vocês já sabem o quanto eu adoro esta combinação, por isso nem vale a pena fazer grandes dissertações acerca disto. É perfeito, ponto final! :) 

A piscina também é outro ponto forte deste projecto! Impossível não querer saltar já para ali! 

Sem comentários :

Enviar um comentário