14/03/2014

#92. INSPIRAÇÃO . ESTILO INDUSTRIAL

Quando fiz a minha especialização em Interiores, numa das primeiras aulas tinhamos como objectivo definir o nosso "estilo" em decoração. Depois de muitas trocas e baldrocas, percebi que o meu era Minimalista. Não sei se isto é efectivamente verdade (tem dias)... mas para ser sincera, sempre fui atraída por ambientes minimalistas e simples, sem grandes rococós. 

Um outro estilo que também me agrada bastante é o estilo Industrial. Penso que o Minimalista e o Industrial convivem muito bem entre si e consegue-se facilmente criar um ambiente minimalista num espaço de características mais industriais.

Um espaço industrial tem como principais características o uso de materiais no seu estado mais bruto/tosco (betão à vista, tijolo burro, madeira, tubagens e elementos metálicos em inox, entre outros) e os vãos de grandes dimensões, com caixilhos metálicos, que permitem uma boa entrada de luz. Na verdade, basta-nos pensar numa fábrica para percebermos o tipo de ambiente a que me estou a referir. 

A decoração neste espaços reduz-se ao essencial e é sempre muito sóbria. As cores são, regra geral, bastante neutras e variam entre os cinzentos, os cremes e os castanhos. O preto e o prateado (dos inox) são também cores muito utilizadas. Em termos de objectos, penso que existem duas "correntes". A primeira, recorre a objectos que normalmente associamos ao mundo industrial - candeeiros metálicos de grandes dimensões, bancos em madeira ou em metal, etc... A segunda, rompe completamente com tudo isto e introduz peças luxuosas, confortáveis e normalmente icónicas. Eu confesso que sou mais fã desta última versão! Adoro ver um fundo austero recheado de peças divertidas e acima de tudo, inesperadas. Cria-se uma tensão visual super interessante! Concordam?

E agora, chega de conversa e vamos passar às imagens! Espero que gostem :) 







1 comentário :