13/10/2014

#109. PROJETO . COZINHA E I.S.

Para começar esta semana, vou finalmente partilhar convosco as imagens do último projeto que fiz em parceria com dois colegas meus - o André Caetano (que por acaso também é o meu namorado) e o Samuel Agostinho (que... não, esse é mesmo só meu amigo! AHAHAH)

Antes de mais, gostaria de agradecer à Cris e ao João, que sempre acreditaram em nós, no nosso trabalho, e, se me permitem, no nosso talento e bom gosto! O sucesso deste projeto deve-se também à excelente relação que conseguimos estabelecer e não tenho dúvida nenhuma de que foram os melhores clientes que poderíamos ter tido nesta altura das nossas "vidas profissionais". Foi um prazer imenso trabalhar convosco e muito obrigada por esta oportunidade!

Agora vamos lá então ao projeto propriamente dito! Inicialmente, a ideia era somente remodelar a cozinha, composta por diferentes espaços - zona de cozinha, lavandaria (numa marquise), escritório (num antigo quarto de empregada), despensa e casa-de-banho. Como se isto não fosse já desafio suficiente, foi-nos posteriormente proposto que apresentássemos uma proposta para a casa de banho do casal!

Depois de muitos "parte isto, parte aquilo" e alguns " tira daqui e põe ali", conseguimos finalmente encontrar uma solução que nos encheu as medidas.  Resolvida a cozinha, partimos para a instalação sanitária. Aqui o processo foi relativamente mais simples. As condicionantes do espaço não permitiam muita "brincadeira", mas parece-me a mim que arranjámos a melhor solução possível!


COZINHA:

Em termos gerais, optámos por eliminar a despensa e todas as paredes que separavam a cozinha do escritório, de maneira a criar um espaço único, mais amplo. Para esconder a corete gigante que se via mal se entrava na cozinha, criámos um módulo de madeira central, que abre para os dois lados e serve simultaneamente de frigorífico, congelador, micro-ondas, forno e despenseiro (no lado da cozinha) e de secretária de trabalho e arrumos (no lado do escritório). Mais do que um simples móvel de madeira, este módulo consegue unificar os dois espaços, ao mesmo tempo que também os divide. É um ponto de charneira no espaço, que se distingue pela sua forma "monolítica" e a sua materialidade, tão distinta do restante - madeira de nogueira, escura, mas quente e confortável.

No lado oposto a este módulo, temos uma linha comprida de móveis inferiores e superiores, separados por uma bancada e uma parede revestidos a Krion branco. Estes móveis são brancos, com brilho, puxadores em alheta metálica e são iluminados por fitas de LED tanto na bancada, como no rodapé.

Quanto à lavandaria, manteve-se no mesmo espaço, mas foi completamente renovada. O que antigamente era carinhosamente conhecido como "pátio das osgas" passou agora a ser uma parte integrante da cozinha, seguindo a mesma lógica da restante cozinha - móveis brancos, com alhetas metálicas. Nesta zona optamos por ter móveis altos, para que houvesse espaço de arrumação suficiente para esta família de 4 pessoas.

A zona do escritório passou a incluir uma pequena zona de refeições (que anteriormente ocupava um canto da cozinha e não permitia o acesso aos armários inferiores). Este espaço ficou então composto por uma zona de trabalho, uma zona de refeições e um sofá, onde nos podemos sentar a ver TV ou então a jogar Playstation (no caso do filho mais velho do casal). 

O pavimento, cinzento escuro, é comum a todos estes espaços, o que potencia ainda mais a ideia de espaço único. Em termos de iluminação, para além dos Leds já referidos, apostámos numa solução muito minimalista. Na zona da cozinha, tem somente um rasgo no teto. Nos restantes espaços, temos projetores embutidos no tecto falso e um candeeiro por cima da zona de jantar.








INSTALAÇÃO SANITÁRIA:

Um espaço pequeno é sempre um grande desafio! Se a isto juntarmos o facto de não podermos mudar a posição da sanita, então aí passa a ser um desafio gigante! O único pedido do cliente para este espaço era eliminar a banheira e transformá-la num walk-in shower. Partindo daí, fomos desenhando uma casa-de-banho que seguiu mais ou menos a mesma lógica da cozinha - contraste entre branco e madeira, móveis simples e equipamentos de qualidade.

A maior dificuldade deste projeto foi mesmo a posição da sanita, que nos fez repensar o projeto por diversas vezes. De qualquer das formas, penso que encontrámos uma solução muito funcional e que vai completamente ao encontro da nossa estética! Quando não os podes vencer, junta-te a eles... e foi isso que tivemos de fazer!

Em termos de materiais, o grande destaque vai para o mosaico que escolhemos para revestir a maior parte das paredes - o azulejo Porto da Recer. Branco, de 7.5cm x 15cm, um clássico da arquitetura portuguesa! De resto, o mosaico cerâmico que imita madeira foi também um grande sucesso. À primeira vista todos acham que se trata efetivamente de madeira a sério, de tão boa que é a reprodução dos veios e da cor! Este material reveste o pavimento inteiro da IS, incluindo a zona do duche e depois "dobra" para subir a parede lateral do duche, criando uma espécie de "caixa" que remata ali aquela zona.

Para mim, no entanto, a estrela desta IS é o móvel suspenso, em MDF hidrófugo lacado a branco, com uma prateleira folheada a carvalho que imita na perfeição a madeira do pavimento. Completamente desenhado por nós e realizado por um marceneiro, é um dos pontos fortes deste espaço. Para além de garantir imensa arrumação, traz uma leveza e uma elegância ao espaço que não é muito comum ver-se nas casas portuguesas.

O espelho de grandes dimensões, que reveste quase metade da parede do lavatório, foi um bom truque para aumentar visualmente o espaço. Já chega de espelhos pequeninos por cima dos lavatórios! Quanto maior, melhor!

Bem... penso que já chega! E agora gostaria de saber o que acharam deste projeto! Gostam, não gostam?! Estou super curiosa para ouvir as vossas críticas! Sintam-se completamente à vontade!** 


Fotografias por Maria Amor - EightyEight

10 comentários :

  1. OLÁ ANA!

    GOSTO IMENSO DA CASA DE BANHO. SE ALGUM DIA CONTRATAR ALGUÉM PARA ME REMODELAR A CASA, IREI CONCERTEZA ENTRAR EM CONTACTO COM A ANA.

    MUITOS PARABENS POR ESTE EXCELENTE TRABALHO!

    LURDES

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana! Adorei! Um resultado final espectacular! Desculpa a indiscrição mas já não trabalhas com a MB? E cá vai mais uma para a lista de clientes.
    Beijinhos e tudo de bom!
    Catarina Barros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina! Antes de mais, obrigada pelo comentário! Comtinuo a trabalhar com a Maria, sim. E se tudo correr bem, hei-de continuar durante muito tempo :) gosto imeeenso de trabalhar com a Maria!
      Beijinhos para ti tb :) ***

      Eliminar
  3. Muitos Parabéns Ana, gostei muito desta cozinha. Consegues-me dizer a marca das cozinhas que usaram? Ando à procura de um bom fornecedor.

    Obrigada,

    Beiinhos e muita sorte,

    Claúdia Borges

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Claúdia! Nós usamos um fornecedor com sede no Mucifal, perto de Sintra. A empresa chama-se Esquadria.

      Beijinhos e obrigada pelo comentário*

      Eliminar
  4. Ana, que imagens espectaculares! Os meus mais sinceros parabéns,a si e aos seus 2 colegas. Gosto de ver gente nova cheia de ideias e de projetos. Já chega de crise e geração à rasca, não acha? Parabéns por este projeto e pelo blog, sempre tão jovem e criativo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Marília! Sempre muito simpática :)

      É muito bom ler essas palavras! Obrigada e beijo grande*

      Eliminar
  5. Olá Ana
    pode dizer-me qual a marca do mosaico cerâmico que imita madeira que usaram?
    O apartamento ficou lindo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá! Obrigada pelo comentário!

    O cerâmico que utilizámos é da CINCA. Vende-se na Mantovani! Mas há outras marcas que também têm materiais semelhantes - Porcelanosa, Recer, etc..

    Beijinhos*

    ResponderEliminar