02/03/2015

#106. GET TO KNOW . SHUN SHOKU LOUNGE by KENGO KUMA

Para qualquer pessoa que estudou arquitetura, é impossível olhar para estas imagens e não pensar logo em "Maquetes com curvas de nível." Durante um ano do curso, passei grande parte dos meus dias a cortar placas de esferovite e cartão e a empilhá-lhas milimetricamente de forma a construir o terreno da nossa intervenção. Por isso, assim que vi este projeto, veio-me logo à memória as dores na mão de tanto usar o X-Acto, as tendinites, as noites mal dormidas e o cheiro da cola UHU POR (nunca se atrevam a colar esferovite com cola normal, vão apanhar uma desilusão!). 

Ao mesmo tempo que estava a ser tomada de assalto por todas estas memórias, dei por mim a pensar o quão brutal seria fazer um projeto assim... é que parece mesmo uma maquete à escala real! Planificar todas as peças, definir o encaixe de tudo, trabalhar o modelo de maneira a que uma simples peça de madeira possa ter diferentes funções - balcão, banco, estante - definir as curvaturas de cada camada... deve ser muito divertido mesmo! É um trabalho de muita minúcia e de muita delicadeza... e só mesmo os japoneses é que têm a perícia para se dedicarem assim a um projeto. 

Kengo Kuma and Associates foi o atelier responsável por esta obra prima. Com uma equipa composta por mais de 160 pessoas (divididas entre Tokyo e Paris) é um atelier de grande prestígio no Japão. Tal como todos os arquitetos japoneses, Kuma tem uma estética muito minimalista e depurada. Um dos seus materiais preferidos é a madeira, em tons claros, como se constata neste projeto. 

Este projeto em particular, consiste numa loja/bar em Osaka. O Shun Shoku Lounge foi construído em 2013 e tem cerca de 82m2. É um espaço de relaxe, muito informal, onde os clientes são convidados a fazerem pequenas refeições, espalhados nas várias "plataformas" de madeira, proporcionando assim um bom ambiente de convívio.

Fiquei fã de Kengo Kuma e daquilo que já vi no site deles, este não será o único projeto que irei partilhar! 

Espero que gostem :) Boa semana!!



1 comentário :