23/10/2015

#119. DICA DA SEMANA . CAMAS E JANELAS

Durante muitos anos, praticamente só se via novelas brasileiras em Portugal. Lembro-me perfeitamente de ser pequena e estar agarrada à TV a ver o Rei do Gado, a Torre de Babel, o Clone, Mulheres Apaixonadas, Laços de Família, entre outras. Depois com os anos passou-me, mas continuo a  espreitar de vez em quando, só para ver os decors. Não há como negar, os decors brasileiros são do melhor que há!! 

Uma imagem muito forte que me ficou de todos estes anos a papar novelas brasileiras são os quartos das personagens ricas. Não sei se sou a única com esta memória, mas quase todos os quartos tinham (e se calhar ainda têm) as camas encostadas à janela, lembram-se? Na altura achava isto estranhíssimo (provavelmente é por isso que ficou gravado na minha memória) mas hoje em dia já não tenho a mesma opinião.

Posso estar enganada, mas acredito que os brasileiros quiseram copiar o estilo luxuoso e exuberante dos americanos. Os americanos adoram jogar com as camas e as janelas. Aliás, há pouco tempo vi um post cujo título era "How to make your room look (and feel) more Luxurious" e a primeira dica era precisamente centrar a cama com a janela - criando um efeito dramático com as cortinas e um ponto central que chamasse a atenção. 

Em Portugal é muito raro fazermos isto - ainda somos um bocadinho tradicionais no que diz respeito à decoração das nossas casas. As paredes das janelas são praticamente intocáveis... levam umas cortinas e está feito! Vivemos na dualidade permanente de não querer despediçar luz natural durante o dia e com o pânico de ter uma nesgazinha de luz durante a noite ... e isto faz com que muitas vezes as soluções mais arrojadas fiquem para trás. Mais vale deixar a janela ali sossegadinha, não é verdade?! Não... não é!! 

Quantas vezes não entraram já num espaço, em que as janelas estão colocadas nas piores posições possíveis? Não estão centradas, não têm o mesmo formato, nem sequer a mesma dimensão... É que tudo isto pode resultar bem numa fachada, mas depois quem vive efetivamente nos espaços, será que acha o mesmo?! A resposta é Não!

Por isso... se estão reféns das vossas janelas, não estejam! Não há nada que um bom decorador não resolva.. e se isso implicar cortinas de ponta a ponta, uma cama encostada a uma janela e um bom blackout (para resolver o problema da luz à noite) sintam-se á vontade para o fazer! O que importa é que o espaço fique harmonioso, fluído e cheio de boas vibrações! 

E vejam o lado positivo - podem sempre usufruir de uma bonita vista durante o dia, ao acordarem... e de um céu estrelado à noite antes de adormecerem!



1 comentário :

  1. A minha cama, em casa, está encostada a uma janela :) **

    Rita, In&Out
    www.inoutinteriordesign.com

    ResponderEliminar