30/11/2011

TENDÊNCIAS . RENDA + CROCHET

Longe vão os tempos em que rendas e crochets eram sinónimos de naprons em cima de televisões, mesas de apoios e sofás.
Estes ícones da casa portuguesa foram reinventados e surgem agora cheios de estilo em todas as formas possíveis e imaginárias.


































































Já não é piroso usar renda em casa! Agora é visto como uma forma cool de reviver uma tradição e muitos são os artistas que se renderam à renda.
Exemplo disso é Marcel Wanders, o irreverente designer holandês que criou uma linha de mobiliário feito em crochet.

































Cadeirão, candeeiro e mesa de apoio


Também Joana Vasconcelos, artista plástica portuguesa, é conhecida por utilizar o crochet como forma de cruzar a tradição com a modernidade, apelando assim à essência do “ser português”. 

#3. MEET . NINI ANDRADE SILVA

Esta semana apresento-vos Nini Andrade Silva, uma das designers nacionais com mais notoriedade a nível mundial.

A trabalhar na área desde 1991, o seu portfólio inclui projectos de arquitectura de interiores para hóteis (em várias cidades do mundo), habitação, lojas e escritórios. Para além disto, é igualmente reconhecida em áreas como a pintura e o desenho de mobiliário.

Com um estilo arrojado e luxuoso, as suas decorações revelam uma forte influência do meio natural, conjugada com mobiliário contemporâneo e icónico.
A sua paleta de cores incide sobretudo nos tons de terra e nos dourados, criando assim ambientes ricos e orgânicos.

Nini Andrade Silva é a designer portuguesa com mais prémios internacionais, dos quais se destacam: “Melhor peça de design mobiliário do mundo de 2011”, “ Melhor Design da Europa”, “ Melhor Design Hotel na Europa”, entre outros.

Actualmente existem dois ateliers, situados em Lisboa e no Funchal, que trabalham simultaneamente em projectos de decoração por todo o mundo.

Para saberem mais, aqui!

29/11/2011

#3. COR . LARANJA


Se hoje em dia a minha paleta de cores alterna entre os cinzentos, pretos e brancos, tempos houve em que o laranja era tudo para mim.
Tudo o que encontrava em laranja vinha comigo para casa... era camisolas, casacos, malas, cachecóis, ténis e afins. Cheguei inclusivé a comprar um tampo de secretaria cor-de-laranja ( no Ikea) para pôr no meu quarto. Era uma verdadeira paixão.

Em decoração, o uso do cor-de-laranja é ideal para espaços com pouca luz e tem a capacidade de criar um ambiente vibrante e original. No entanto, devido ao seu forte impacto visual, deve ser restringido a uma ou duas peças de mobiliário, no máximo.

Pode ser usado em todas as divisões de uma casa, sob todas as formas possíveis: paredes, almofadas, sofás, camas, candeeiros, tapetes, etc...é só usar a imaginação! 































































1. Ball Chair . Eero Aarnio * 2. Banco Charles Ghost . Kartell * 3. Cadeira CH 24 . Carl Hansen * 4. Vaso Medusa . Gaetano Pesce * 5. Frigorífico . Smeg * 6. Mesa de apoio Tod . Zanotta * 7. Almofada Coomba . Missoni Home * 8. Candeeiro Fluoro . Tom Dixom * 9. Candeeiro Nesso . Artemide * 10. Womb Chair . Knoll

28/11/2011

TENDÊNCIA . PIED - DE - POULE


O Pied-de-Poule é sem dúvida uma das tendências de moda deste Inverno.



De origem francesa, o pied-de-poule ganha este nome pela sua trama semelhante ao formato de um pé de galinha.

As cores podem variar, mas normalmente usa-se preto e branco. Inicialmente era um padrão exclusivamente masculino, mas Coco Chanel conseguiu introduzi-lo no universo feminino e torná-lo num padrão clássico e intemporal, de extrema elegância.

A moda do pied-de-poule invadiu o mundo da decoração, com acessórios e estofados sofisticados. Ficam aqui alguns exemplos. 




























































O restaurante do conhecido Hotel Vendôme, em Paris, apostou no pied-de-poule, criando assim um ambiente elegante, luxuoso e intemporal. 



#3 . OBJECT . “FARFALLE” SMALL RAISE CHEST by FORNASETTI


Esta semana o objecto em destaque consiste na consola “Farfalle” da Fornasetti, caracterizada pelo seu padrão de borboletas.

Pessoalmente, gosto muito de borboletas. É dos poucos insectos que realmente gosto, por serem delicadas, femininas, coloridas e sensíveis.



A Fornasetti, apesar de não ser muito conhecida em Portugal, é uma das marcas mais luxuosas no mundo do design internacional. Com sede em Milão, a Fornasetti aposta na produção artesanal, o que torna cada peça única e especial, com grande atenção ao detalhe.
Em termos formais, as peças são marcadas por um exotismo e uma irreverência pouco comuns, conjugados com materiais luxuosos e ricos.

A consola aqui apresentada consiste numa re-invenção do original de Pietro Fornasetti, de meados do século XX, criada por Barbara Fornasetti (sua filha).

Lacada a preto ou branco, as borboletas são posteriormente pintadas a mão, o que faz com que consola seja uma verdadeira obra de arte. Se não me engano, só se produzem por encomenda.

Infelizmente não consegui encontrar nenhuma imagem real de uma sala que tivesse a consola, por isso, deixo-vos com outros objectos que também usam o mesmo padrão.





























Para ficarem a conhecer melhor a marca, podem consultar o site deles, aqui!

27/11/2011

A MODA...

Há uns dias atrás, uma amiga minha publicou no Facebook " Oh não, outro blog de moda não!!!" e dei por mim a fazer "like" e a concordar com a frase. Não é que não goste de moda ( porque até gosto bastante) nem de blogs de moda, mas a verdade é que os blogs de moda portugueses andam a perder a sua essência e acima de tudo a qualidade. 

A moda hoje em dia é ter blogs de moda e isso "faz-me comichão"... Principalmente porque não são blogs de moda propriamente dita, mas antes blogs de auto-promoção, de looks diários fomentados pelo voyeurismo alheio, de giveaways aleatórios e de patrocínios muitas vezes injustificados. 
Há bem pouco tempo, a Cátia do LX State of Fashion, comentava que os bloggers portugueses estavam a perder o foco e eu não podia estar mais de acordo.
Outra coisa que também me faz alguma comichão é a recente moda desses mesmos bloggers andarem sempre em grupo... e pelos vistos não sou a única! A Inês do GlamLisboa partilha exactamente da mesma opinião que eu quando diz " Agora há esta saga de que os bloggers portugueses têm de ser amiguinhos uns dos outros e tirar fotografias em conjunto e serem todos "um grupinho". Um comentário para isso: não há pachorra." 

De facto, já não há muita pachorra para ver sempre as mesmas caras em todo o lado, a postar sobre as mesmas coisas nos respectivos blogs. Hoje em dia quer-se inovação, criatividade e acima de tudo inteligência e espírito crítico. 

No entanto, quero apenas dizer que conheço blogs portugueses de muita qualidade, só tenho pena é que muitas vezes não tenham a mesma visibilidade que os outros. 

26/11/2011

#2. INSPIRAÇÃO. RISCAS


Se há coisa que eu gosto são riscas! Quer seja em roupa ou em decoração, o meu coracao bate mais rápido quando as vejo, é inevitável. 

As riscas apresentam uma grande versatilidade. Podem ser usadas na parede, no tecto, em tapetes, nos sofas, em cadeiras, ou em pequenos detalhes decorativos. Para além disto, podem ser de várias espessuras e de diferentes cores.

Quando usadas na parede, as riscas verticais provocam a ilusão de um espaço mais alto. Quando são usadas na horizontal, tornam o espaço mais comprido e uniforme.

Para além de conferirem ritmo e dinamismo a um espaço, são o suficiente para quebrar a monotonia e tanto podem ser usadas em decorações mais jovens como em decorações mais clássicas.

Eu adoro! 


25/11/2011

#2 . GET TO KNOW. FONTANA PARK HOTEL


Situado em Lisboa, perto do Saldanha, o Fontana Park Hotel foi considerado um dos melhores hotéis da capital. 
O projecto de arquitectura resulta da reabilitação do edifício da Metalurgia Lisbonense, datado do início do século XX e ficou a cargo do arquitecto Francisco Aires Mateus. Quanto à decoração, o projecto foi entregue à decoradora de interiores Nini Andrade Silva.
O Fontana Park Hotel assume-se como o primeiro design hotel de Lisboa e foi projectado para ser confortável, minimalista e zen.
Os espaços desenvolvem-se numa dualidade entre preto e branco, resultando em ambientes contemporâneos, sóbrios e inteligentemente confortáveis.
Nas áreas sociais destacam-se os poufs e os candeirões de grandes dimensões, bem como o candeeiro da zona de recepção, uma verdadeira obra de arte.
Para além de um bar, o hotel disponibiliza dois restaurantes: O Saldanha Mar decorado em branco e o Bonsai, que aposta em cores fortes como o preto, o roxo e o verde.
Nos quartos, apostou-se em linhas direitas, simples, de grande funcionalidade. Por experiência própria posso afirmar que os quartos não são muitos grandes, no entanto achei piada à forma como separaram o WC da zona de dormir. Em vez da habitual parede, foi utilizado um vidro preto opaco, que garante uma maior leveza e ao mesmo tempo a privacidade necessária. 

















É um hotel extremamente elegante, que marca a diferença em Lisboa. Para mais informações, podem ver  aqui!

24/11/2011

#2. IDEIA CRIATIVA . EURO CONDOM by INGO MAURER

„Protect yourself from stupid rules! Use the Euro Condom.” – Ingo Maurer.
É esta a resposta à recente lei europeia que proíbe o uso de lâmpadas mate. Ao que parece, todas as lâmpadas mate têm vindo a ser gradualmente substituídas pelas clássicas e prevê-se que até ao fim de 2012 a tarefa esteja totalmente cumprida.




O criativo Ingo Maurer, não concordando com a situação, decidiu criar o EURO CONDOM, que consiste, nada mais nada menos, num preservativo, permitindo assim transformar uma lâmpada normal, numa lâmpada opaca.






Feito de silicone, resistente ao calor, o Euro Condom serve em qualquer lâmpada independentemente da sua forma/tamanho e vem numa embalagem semelhante à dos preservativos normais.

23/11/2011

#2. MEET . LÍGIA CASANOVA

Lígia Casanova é, sem dúvida, uma das mais prestigiadas decoradoras em Portugal.  A trabalhar na área desde 1995, tem como máxima a de “fazer espaços que tornem as pessoas felizes”.

O seu trabalho revela uma procura pelo conforto e bem-estar, em ambientes equilibrados e despreocupados. A paleta de cores incide normalmente em tons neutros e tons terra, pontuados por pequenos apontamentos de cor.


Os seus espaços são facilmente identificáveis, como a própria refere, com o seu estilo “ minimal vivido” .

O talento de Lígia Casanova tem sido reconhecido internacionalmente, através de inúmeros prémios, nomeadamente a distinção nos The Ring Awards, o  prémio “World and interior design image” e o grande destaque dado por Andrew Martin.


O atelier de Lígia situa-se na Lx Factory e para mais informações, podem consultar aqui


22/11/2011

#2. COR. AMARELO


O amarelo nunca foi uma das minhas cores preferidas. Quando era mais nova passei por muitas fases: a do azul, do cor-de-laranja, do cor-de-rosa, do roxo, entre outras, mas nunca a do amarelo.

No entanto, adoro a ideia de usar uma ou duas peças em amarelo, como forma de “fugir à regra” e  quebrar a sobriedade.  Em decorações onde imperam os tons neutros, pequenos detalhes em amarelo podem fazer toda a diferença e criar um verdadeiro “ statement room”. 



























































1. Consola. Ikea * 2. Candeeiro Signal. Jieldé * 3. Felt Chair . Cappellini * 4. Cadeira em metal . Tolix * 5. Bohemian Chair . Moroso * 6. Banco Mickey's Ribbon . Cappellini * 7. Vaso Fazzoletti . Venini * 8.  Acessórios WC . Vipp * 9. Candeeiro Jetzt . Ingo Maurer * 10. Tapete . Rug Company

21/11/2011

#2. OBJECT. CADEIRÃO RIVE DROITE by CAPPELLINI and PUCCI


Alguém, um dia, teve a brilhante ideia de juntar a Cappellini com a Pucci. O resultado? O cadeirão perfeito – o Rive Droite.


Disponível em três tons, amarelo, rosa e azul, o Rive Droite tem a capacidade de tornar uma sala chata num espaço divertido, moderno e com muito estilo.

Por ser um cadeirão giratório, garante um aspecto menos estático ao espaço e consegue proporcionar várias disposições. 

Eu já tive o prazer de me sentar numa cadeira destas e fiquei absolutamente apaixonada. Para além do tecido ser lindo e de muita qualidade, a cadeira oferece uma grande estabilidade e conforto.  
 





































Em Lisboa, podemos encontrar o Rive Droite em lojas como a Poeira e a Nord, entre outras.

*

Para além deste, existe outro modelo do Rive Droite, de edição limitada, que resulta da colaboração com a Walt Disney.  O padrão do tecido consiste na sobreposição da silhueta do Mickey, em diferentes cores.

















Eu prefiro o modelo da Pucci!
 

20/11/2011

AINDA SOBRE O DOURADO . GOLD RESTAURANT by DOLCE & GABBANA


A propósito do post anterior, lembrei-me do restaurante GOLD desenhado pela dupla de criadores italianos DOLCE & GABBANA. 

Parece que agora todos os designers querem ter o seu restaurante e os D&G não foram excepção. Situado em Milão, o GOLD apresenta-se como um restaurante conceptual, onde tudo é dourado, como o próprio nome indica, desde as luzes até aos detalhes das escadas, passando pelas casas-de-banho. O restaurante transmite assim o luxo, a extravagância e a elegância, tão características da marca.

Para além da zona de restaurante, o GOLD é ainda composto por uma zona de café, por um cocktail bar e por um "food shopping".

Mais informações, aqui!


ALL THAT GLITTERS IS NOT GOLD...


... já dizia o Kanye!

Pegando na actual tendência de moda dos metalizados, fiz um apanhado de várias situações em que os dourados e os prateados foram a base da decoração.


19/11/2011

# 1. INSPIRAÇÃO. MATTHEW WILLIAMSON


O assunto já não é recente, nem tão pouco as imagens, mas nunca é de mais recordar.

Em Janeiro de 2009, a Elle Decoration UK fez capa com a casa do estilista inglês Matthew Williamson. Se já gostava muito dele, depois de ver esta reportagem passei a gostar ainda mais.

É uma casa verdadeiramente inspiradora, com inúmeras referencias étnicas conjugadas com actuais ícones do design. Aqui não existem espaços sóbrios nem neutros. Dominam as cores fortes e contrastantes, os padrões ousados, os jogos de luz, os espelhos e as várias soluções criativas inesperadas. Destaque para  a instalação de luz nas escadas, muito ao estilo de Joana Vasconcelos, e para a montagem/colagem de imagens na parede da casa-de-banho.

Apesar de não me conseguir imaginar a viver ali ( é demasiada coisa a acontecer ao mesmo tempo para mim) acho que a decoração reflecte a personalidade de Matthew Williamson e no fundo é isso que se pretende. 


18/11/2011

#1. GET TO KNOW . LOJA E CAFÉ MARC JACOBS. MILÃO


Sou fã do Marc Jacobs e sou ainda mais fã da Marc by Marc Jacobs. Esta segunda  linha do criador, para além de ser muito mais jovem, tem também preços muito mais acessíveis.



Recentemente, foi inaugurada em Milão, a primeira loja + café Marc by Marc Jacobs. O projecto ficou a cargo do arquitecto americano Stephan Jaklitsch, à semelhança das outras lojas de MJ por todo o mundo. O espaço é definido pela sua ampla área, resultante da demolição de todas as paredes internas, o que permite que os clientes se desloquem à vontade entre o café e a loja.  O principal objectivo, ao criar o café junto da loja, era fazer com que os clientes passassem cada vez mais tempo dentro do mundo MJ.
Este objectivo foi amplamente cumprido, uma vez que o Café Marc Jacobs é já uma referência para os jovens de Milão.

Com cores fortes e mobiliário arrojado, a loja + café apresenta um estilo informal, mas que reflecte na perfeição a filosofia da marca. A iluminação desempenha um papel fundamental na caracterização do espaço, com os seus detalhes coloridos e os neons. 

Pessoalmente, não sou muito fã de neons ( pelo menos não em arquitectura), mas neste caso admito que foram muito importantes para a criação desta atmosfera funky, contemporânea e divertida. 









17/11/2011

#1. IDEIA CRIATIVA . CANDEEIROS E27 PENDANT LAMP

Os nórdicos sempre nos habituaram aos seus objectos funcionais de linhas simples e forte qualidade estética, ou não fosse o IKEA o ex-libris do design sueco.  Posto isto, apresento-vos a MUUTO, um atelier de design nórdico e em particular os candeeiros E 27.


Desenhado por MATTIAS STÅHLBOM, o E27 assume-se simultaneamente como um objecto contemporâneo e romântico, pela sua simplicidade e revivalismo. Pegando na ideia de uma simples lâmpada,  o E27 destaca-se pelas cores garridas usadas no casquilho e no fio ( ambos em silicone).  Existem 8 cores disponíveis, nomeadamente branco, amarelo, encarnado, verde, azul, roxo, cinza escuro e preto. 


A ideia criativa consiste em usar vários candeeiros juntos, pendurados a diferentes alturas, conjugando, ou não, as diferentes cores.  Deste modo, consegue-se uma iluminação mais dinâmica e personalizada e cria-se um elemento de referência no espaço.




































Em Portugal podem ser adquiridos na Nord, loja de decoração ao pé do Lux e a boa notícia é que não são excessivamente caros!