19/12/2011

#6. OBJECT. LA CHAISE by CHARLES AND RAY EAMES


Desenhada em 1948 por Charles e Ray Eames, “La Chaise”, é sem dúvida uma das minhas peças preferidas. É um cadeirão escultural, com formas orgânicas e sensuais, inspiradas na escultura “Floating Figure” de Gaston Lachaise.


Feita em fibra de vidro e madeira, a “La Chaise” com o seu gesto dramático, consegue proporcionar diferentes formas de sentar/deitar, o que a torna ainda mais apelativa e interessante. Tanto pode ser usada como cadeirão, numa sala de estar, bem como chaise-longue num quarto ou escritório.
É uma peça muito especial, um verdadeiro ícone, que se destaca com facilidade do resto da decoração e dá um ar mais moderno e dinâmico ao espaço.

No MUDE, Museu do Design e da Moda, encontramos uma “La Chaise” exposta na parte da colecção permanente e por isso, se a quiserem ver ao vivo, é só passarem por lá (a entrada é gratuita).

Existem muitas falsificações desta peça por toda a Internet, sendo que a única marca que de facto vende a peça original é a Vitra. Em Portugal, é vendida na Paris Sete.  


Sem comentários :

Enviar um comentário