13/03/2012

#18. COR. CASTANHO ESCURO

Em Portugal houve uma fase em que decoração era sinónimo de "encher a casa com mobílias de estilo D. Maria". As casas eram quase todas iguais: pesadas e escuras. A ideia era comprar uma mobília que durasse uma vida inteira e a verdade é que este tipo de mobiliário (infelizmente) cumpria essa função. Eram móveis robustos, com uma madeira escura mas de muita qualidade, capazes de durar muitos e longos anos. Acho que todas as casas de avós/pais têm, pelo menos, uma divisão inteiramente mobilada ao estilo D.Maria. No caso dos meus avós, essa divisão é a sala de estar. É uma sala pequena, mas que por estar TÃO preenchida com móveis pesados, escuros e desproporcionais dá a sensação de ser muito mais pequena e apertada. 

Para mim, o castanho escuro, por ser a cor da madeira destes móveis, ficou sempre associado a ambientes pesados e antiquados. Não sei se isto é um "trauma" comum a mais gente...

Por tudo isto, nunca fui particularmente fã desta cor. Gosto de outros tipos de castanho, é verdade, mas do castanho escuro nunca consegui gostar. Nem sequer na roupa! No entanto, quando comecei a procurar imagens para este post fiquei agradavelmente surpreendida com ambientes contemporâneos, ricos e jovens que usavam o castanho escuro!

É uma cor intensa mas muito versátil, que combina perfeitamente com uma grande variedade de cores. Por ser a cor da terra, liga muito bem com os verdes e os laranjas. O truque é saber "dar cor" ao castanho escuro com pormenores decorativos que o afastam das memórias enfadonhas!




1. Sofá Chatham . High Fashion Home * 2. Jarras decorativas . Jonathan Adler * 3. Candeeiro de tecto Skygarden . Flos * 4. Almofada . Jonathan Adler * 5. Candeeiro de mesa K Tribe . Kartell * 6. Cadeira de escritório . Vitra * 7. Banco Butterfly . Vitra * 8. Tapete . Bo Concept * 9. Cadeira de jantar Bernhard . Ikea * 10. Mesa de jantar Bjursta . Ikea

Sem comentários :

Enviar um comentário