23/03/2012

#19. GET TO KNOW . FAVELA PAINTING

Esta semana não vou mostrar um projecto de arquitectura ou decoração... vou mostrar um projecto de acção social de que sou completamente fã! 

A Favela Painting é uma ideia desenvolvida por dois designers holandeses, Dre Urhan e Jeroen Koolhas, que juntamente com a Fundação Firmeza criam trabalhos de arte impressionantes em lugares onde pessoas estão socialmente excluídas.

Como o próprio nome indica, o projecto consiste em pintar uma favela, transformando-a numa obra de arte. A primeira favela a ser pintada foi a Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro, uma das principais favelas da cidade.

O projecto foi tão bem sucedido que decidiram repetir a experiência noutro lugar. Passaram para a Praça do Cantão na favela de Santa Marta, revolucionando por completo esta parte da cidade! Os moradores da comundidade de Santa Marta foram envolvidos no projecto, ao serem eles a pintar as suas próprias casas e isso não só embelezou a favela, como também contribuiu para que as pessoas sentissem um maior orgulho na sua casa e na sua favela. No total foram pintadas 34 casas.

A Praça do Cantão antes:



A Praça do Cantão depois:


Se quiserem conhecer melhor este projecto, podem ir ao site da Favela Painting, aqui! 

Sem comentários :

Enviar um comentário