11/07/2012

#35. MEET. NATE BERKUS

A primeira vez que vi o Nate Berkus, foi na TV, num programa da Oprah. Cedo percebi que ele era um dos protegidos da famosa apresentadora. Nate era visto como um guru da decoração e durante muito tempo, quase todos os programas envolviam uma extreme make-over à casa de uma fiel espectadora!

Lembro-me que num dos programas, Nate partilhou a sua história de sobrevivência ao tsunami que em 2004 atingiu o Sri Lanka e infelizmente matou o seu companheiro. Chorei baba e ranho! 

Para ser sincera, não sei se Nate tem alguma formação académica na área do design. Não consegui encontrar info sobre isso. Mas isso também não é fundamental! Quando se tem talento, bom gosto e paixão por uma determinada área, as coisas fluem com naturalidade e a qualidade do trabalho fica à vista de todos. 

Quanto ao estilo de Nate, eu diria que é um estilo contemporâneo, com peças clássicas e intemporais que conferem luxo, classe e elegância aos espaços. É um estilo tipicamente americano, com recurso a muita madeira, muitos metais, alguns detalhes dourados e uma paleta cromática baseada nos tons neutros.

Não sou particularmente fã deste estilo. Fico sempre com a sensação de que por mais luxuoso que seja o espaço, é também sempre um bocado pesado e demasiado sério. Eu gosto mais de espaços relaxados, onde podemos mexer a vontade, sem medo de estragar! Apesar de tudo isto, reconheço que Nate Berkus é um dos mais importantes decoradores americanos da actualidade e que o seu trabalho revela bom gosto, sensibilidade e muita qualidade. 


1 comentário :