12/07/2012

DECODED. REVIEW

Nos meus anos recebi o livro "Decoded" escrito por um dos meus músicos preferidos, o  Jay-Z. Há uns tempos tinha comentado aqui no blog que gostaria muito de ter este livro e o meu lovely boyfriend, sempre atento ao meu blog, resolveu fazer-me uma surpresa e oferecer-mo!


Em menos de uma semana devorei o livro. É fácil de ler, não é maçudo, não enche chouriços e conta histórias de vida realmente incríveis. No fundo, é quase uma "bíblia do rap". Através deste livro ficamos a conhecer toda a história do rap e dos grandes rappers. Ficamos a perceber o mundo em que eles viviam e de que forma o rap foi um escape para os seus problemas familiares, sociais e económicos. 

Na minha opinião, é um bom livro tanto para quem gosta de rap, como para quem não gosta. Quem gosta, vai ficar a conhecer melhor este meio... quem não gosta, vai (finalmente) perceber que o rap não é música de "pretos drogados e marginais" (como já ouvi dizer), sem qualquer qualidade musical ou lírica. O Jay-Z dá-nos a conhecer as histórias por trás de cada música e ensina-nos a apreciar o rap como forma de poesia urbana, onde cada palavra ganha poder e se transforma em múltiplos significados. 

É um livro extremamente interessante, que pretende derrubar preconceitos e ideias pré-concebidas. Falando em ideias pré-concebidas, lembro-me que uma vez, durante um jantar, comentei que 80% do que ouvia era hip hop e que quase todos os meus artistas preferidos eram rappers. A pessoa com quem estava a falar vira-se para mim e diz-me "A sério? Rap? Mas tu não tens nada ar de margem sul, tu tens ar de beta!!" ..... Eu sei que ele estava na brincadeira, mas este comentário revelou o preconceito que ainda existe sobre as pessoas que consomem rap! É precisamente este tipo de ideias pré-concebidas que é preciso contrariar... e este livro cumpre esse papel!

So, well done Jay-Z!


4 comentários :

  1. :) eu já o queria ter lido há imenso tempo... e não me desapontou!

    ResponderEliminar
  2. Parece que vou ter que encomendar o livro.

    Quanto aos preconceitos, até no blogue me deixam comentários do género "Mas tu só ouves rap?"! Não oiço só rap, mas maioritariamente.

    Às pessoas que criticam o rap e que o associam a "música de pretos drogados e marginais, falta-lhes conhecimento e tolerância. Mas isso levava-nos a toda uma discussão sobre sociedade e comportamentos!

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente! Conhecimento e tolerância faz falta a muita gente... enfim...

    ResponderEliminar