29/07/2012

VERGONHA!

Hoje no P3 vinha uma reportagem acerca da Casa de Chá da Boa Nova, um dos projectos mais famosos do arquitecto Siza Vieira.

Siza Vieira é um dos arquitectos mais conceituados e premiados em Portugal. Vencedor de um Prémio Pritzker, considerado o Prémio Nobel da Arquitectura, é sem sombra de dúvida um dos mais importantes arquitectos contemporâneos em todo o mundo.

A Casa de Chá da Boa Nova, situada em Leça da Palmeira, foi um dos primeiros projectos de Siza Vieira. Em 2006 foi classificada como Monumento Nacional e até há bem pouco tempo funcionava como salão de chá e restaurante. Era um lugar único, um exemplo ímpar da boa arquitectura portuguesa!

Por tudo isto, foi com muita pena minha que li isto no P3:

"Lista breve de coisas que podem ser vistas quando se visita um edifício classificado como Monumento Nacional: vidros partidos, vidros sujos, excrementos, telhas levantadas, caleiras roubadas e calcinhas de senhora; dois cartazes anunciando a “remodelação” do imóvel e aconselhando os visitantes a visitarem, em alternativa, a Piscina das Marés" 

É uma vergonha!!!! Quando se permite que um dos melhores exemplos da arquitectura portuguesa chegue a este estado, é porque já não existe o mínimo respeito pela arte e pela cultura nacional!


1 comentário :