07/10/2012

LISBOA OPEN HOUSE

Como já vos tinha dito, durante este fim de semana está a decorrer o Lisboa Open House, uma iniciativa que permite visitar (gratuitamente) os edifícios mais emblemáticos da cidade.

Infelizmente, ontem só fiquei livre a partir das 16h e fui à procura dos edifícios que ainda estavam disponíveis. O primeiro que visitei foi a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, de Nuno Portas, Nuno Teotónio Pereira e Pedro Vieira de Almeida. Em 1975 ganhou o Prémio Valmor e em 2010 foi considerado Monumento Nacional. Sem dúvida nenhuma, é uma das igrejas mais incríveis onde já estive! 

Depois, decidi ir ver a casa particular do arqt. Manuel Aires Mateus. O horário era até as 20h e como ainda eram 17:30h, pensei que fosse rapidinho e ainda daria tempo para ver mais coisas. Enganei-me. A fila para ver a casa era gigaaaaaaaaaaaaaante e demorei mais de 2 horas até conseguir entrar! Mas...valeu muito a pena. A casa fica ao pé da Sé, num edifício do séc. XIX. O apartamento ocupa um rés-do-chão, onde antigamente se situavam as cavalariças. O projecto de recuperação é brilhante e a casa ficou brutal. É incrível como todas as pessoas suspiravam ao percorrer os diferentes espaços da casa. Aquela casa era o sonho de qualquer arquitecto!!

 Igreja do Sagrado Coração de Jesus            Casa de Sofia e Manuel Aires Mateus

Sem comentários :

Enviar um comentário