06/08/2013

UM QUARTO = DOIS QUARTOS

E como o prometido é devido, chegou finalmente o dia de vos apresentar o projecto "imaginário" que fiz para a querida Joana Cunha. Como já referi anteriormente, o projecto diz respeito a um quarto que irá albergar "duas criaturinhas" completamente diferentes - uma adolescente de 14 anos e um bebé, acabadinho de nascer. Confesso que não cheguei bem a perceber se o bebé era menino ou menina... mas eu fiz o projecto como se fosse uma menina. 

Em termos de orçamento, parti do princípio de que não haveria muito dinheiro para gastar e por isso usei quase exclusivamente peças do IKEA e da ZARA HOME. A minha ideia era criar um projecto DIY em que o cliente podia ir sozinho a estas lojas, comprava as peças e montava-as em sua casa. O meu papel neste projecto seria apenas o de consultora. Eu criava o projecto, mas o cliente é que o executava.

Aviso já que este vai ser um post longo, cheio de informação (e texto), mas acho que resulta melhor se puser tudo num único post, do que estar a separá-lo por partes e depois não se perceber o conceito geral do projecto. Para não ser demasiado extenso/cansativo, optei por não colocar os alçados e limitei-me apenas a uma planta.

Tendo como base uma planta imaginária, com cerca de 11 m2, tomei a decisão de separar o espaço em duas zonas, uma vez que temos duas crianças com idades e necessidades muito diferentes. Ambas precisam do seu espaço, do seu pequeno mundo... e  foi isso mesmo que eu tentei criar, ao dividir o quarto com uma parede fininha de gesso cartonado. 


Para acentuar ainda mais esta diferença, defini dois conceitos completamente distintos para cada uma das zonas, embora com um ponto de contacto entre eles - o papel de parede é o mesmo, só mudam as cores! Visualmente ficamos com uma maior coerência formal e os espaços adquirem uma maior relação entre si.


Espaço da Bebé:

Optei por colocar a bebé mais perto da porta de entrada do quarto. Desta forma, a mãe tem um acesso mais rápido e mais facilitado ao berço da bebé e escusa de incomodar a filha mais velha. Para além disto, por ser ainda um bebé muito pequeno, não precisa de muito espaço, nem sequer de tanta luz natural. 

Em termos de decoração, tentei ser o mais simples e mais neutro possível. Todas as peças são lacadas a branco (o que não condiciona em nada futuras alterações ao quarto) com pequenos apontamentos de cor de rosa e cinzento - vocês já sabem que eu adoro esta combinação de cores! A distribuição do mobiliário é muito prática, facilitando todos procedimentos inerentes ao cuidado de um bebé. A cómoda, comprida, permite a arrumação de toda a roupinha da criança e garante "espaço de bancada" para um muda-fraldas e tudo aquilo que precisamos de ter à mão. 

Infelizmente não consegui ter espaço suficiente para um bom cadeirão de baloiço. Como forma de tentar diminuir esta situação, optei por colocar uma boa cadeira de braços, confortável, que fica ali encaixadinha ao fundo do quarto.

Os brinquedos, livros e pequenos acessórios podem ser arrumados nas prateleiras que se encontram por cima da cómoda. Em espaços pequenos é fundamental aproveitarmos tudo o que conseguirmos em altura!

O quarto da bebé é intencionalmente muito sereno e calmo. É um espaço contemporâneo, acolhedor e confortável que, como vão poder ver, vai contrastar muito com o espaço da jovem. 



Espaço da Jovem:
 
14 anos é uma idade complicada! Estamos naquela idade em que achamos que já não somos crianças... em que já nos sentimos gente! É uma altura chata para os nossos pais, achamos que ninguém nos compreende... enfim... é a adolescência!! Por isso mesmo, decidi criar um espaço onde esta jovem se sentisse verdadeiramente no seu mundo, rodeada de tudo o que mais gosta! 

As cores são intensas e contrastantes. O laranja, o rosa choque, o azul esverdeado...são tudo cores muito fortes, que causam impacto e nos afastam da tranquilidade patente na zona da bebé... mas ser adolescente é isto mesmo! É um constante reboliço, é um despertar de emoções.. e é isso mesmo que quero transmitir nesta decoração! 

O espaço está dividido em 3 zonas - zona de dormir, zona de estudo e uma pequena zona de arrumação (uma cómoda que também faz de mesinha de cabeceira). Nesta idade é importante que os jovens tenham um espaço fixo onde possam estudar e arrumar as suas tralhas da escola. A secretária e as prateleiras suspensas cumprem esse papel na perfeição.

A cama está encostada à parede, não só por razões de organização espacial, mas porque assim dá um ar mais descontraído ao espaço. Parece um sofá, repleto de almofadas, e torna-se mais propício ao convívio entre amigas! 

As cortinas são em linho branco, muito simples, com um cair muito leve, para não pesar no espaço. A luz entra naturalmente, de uma forma filtrada, mas permite vislumbrar o exterior. 


Quanto a peças, fica aqui a lista de objectos que utilizei para ambas as decorações. Relativamente ao orçamento, os dois espaços ficaram em aproximadamente 1400 euros (apenas decoração - excluíndo colchões, roupa de cama, equipamento do bebé, lâmpadas, colocação de papel e obras, claro). 

Dois espaços por apenas 1400 euros?! Perfeito!! Eu que estou habituada a praticar valores substancialmente mais altos, fiquei surpreendida com o valor final da estimativa de orçamento deste projecto. Comprovei assim que não é preciso orçamentos milionários para decorar um espaço e fazê-lo bem, com alma e acima de tudo, muita pinta! 

Zona da bebé: 





Zona da Jovem: 




Espero sinceramente que a Joana e a filha da Joana gostem desta minha proposta! E agora... estou curiosa para saber as vossas reacções!

11 comentários :

  1. Parabéns Fiuza!
    Adorei o teu trabalho, tens mais que futuro.
    Está pensado ao pormenor e super coerente! Gostei das peças tanto para o "quarto"/espaço do baby, como da adolescente.
    Fico à espera de mais trabalhinhos destes.
    Continua a inspirar o pessoal. Grande beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Parabéns! É mesmo isto que eu procuro para remodelar a minha casa: economicamente viável e, como a Ana diz, com muita PINTA! Acho mesmo que é o que todas nós pretendemos, pelo menos as que têm um salario como o comum mortal. Adorei, quando a Ana decidir dar o salto serei a primeira cliente :)
    Beijinhos
    Catarina

    ResponderEliminar
  3. Mais uma agradável surpresa!
    Eu que nem sou muito de linhas contemporâneas, quanto mais leio e observo o teu blog e trabalhos, fico mais e mais rendida.
    A forma simples, prática, a alma e a "pinta" com que executas na prática as ideias, são de louvar!
    Como já foi aqui dito, não te escapou nada e está tudo muito bem ponderado e super bem argumentado. Contudo, aconselho os pais a cederem mais tarde um armário deles próprios para as miúdas, pois como todas nós sabemos, as meninas têm sempre muita roupa, sapatos, acessórios, etc.. fará falta, LOL.
    A arrumação presente está bastante bem ponderada e distribuída; as cores e padrões escolhidos cumprem a função e condizem com as faixas etárias; a parte do quarto destinado à bebé é super funcional e tranquila, enquanto que a parte da adolescente parece-se ser "o recanto desejado" (até as amigas têm o seu espaço na cama/sofá).
    Num todo, para além da parte económica, vejo peças de baixa manutenção e de superfícies fáceis de limpar, o que é fundamental para uma recém mamã, que quase não tem tempo.
    Resumindo, há pouco tempo ouvi a seguinte expressão: O espaço inteligente não mexe! E este quarto é bastante inteligente, a muitos níveis!
    Muitos parabéns. Adorei!

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde,

    Parece-me que este vai ser o primeiro comentário do sexo masculino. Gostei do projecto e das ideias. Está bem explicado. E se algum dia tiver filhas, talvez pense em ti para me fazeres o projecto.

    Parabéns.

    Abraço,

    Jorge Gonçalves

    ResponderEliminar
  5. Apesar de seguir o blog há algum tempo é a primeira vez que comento. Parabéns por este seu projecto e espero podermos contar com muitos mais.

    Isto é uma boa fonte de inspiração para miutos pais, que, como eu, não podem gastar muito dinheiro! Só tenho pena que não haja espaço para uma cadeirão, porque de facto dá muito jeito (falo por experiência própria).

    Tenho a certeza que a Joana vai adorar este seu projecto. Será que ela vai comentar este post? Joana, por favor comente, estamos todos muito curiosos para saber o que achou disto!

    Um beijinho e mais uma vez muitos parabéns,

    Continue com o seu bom trabalho,

    Cidália Nunes

    ResponderEliminar
  6. Lindo e sem gastar muito dinheiro! Criou um espaço muito harmonioso e com muita "pinta".
    Fico a aguardar novos projetos...

    ResponderEliminar
  7. Obrigada a todos pelos simpáticos comentários!! Deram-me ainda mais força para lutar pelo meu sonho :)

    Estou mesmo feliz e prometo que vou criar uma secçãozinha aqui no blog com alguns dos meus projectos. Espero que gostem :)

    Beijinhos a todos,

    Ana Fiúza*

    ResponderEliminar
  8. Muitos parabéns Ana, ´projeto fabuloso e lindo! Muito bem pensado!
    Adorei! Que sorte da Joana:)

    Beijinho,
    romi
    http://thinkpinkbyromi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Muitos parabens Ana Fiúza
    És uma mulher de garra. Gostei imenso da tua imaginação. Continua. Beijinhos
    Clotilde Jorge

    ResponderEliminar