05/09/2013

#76. DICA DA SEMANA . CASAS DE BANHO

Casas de banho, ou instalações sanitárias (se preferirem) é um tema que ainda não foi muito abordado aqui no blog. Para ser sincera, nem sei bem porque é que nunca falei disto aqui... mas chegou finalmente o dia! 

Hoje em dia existe uma enorme variedade de revestimentos, torneiras, loiças sanitárias e acessórios. Eu confesso que sou um bocado "tradicional" no que diz respeito aos revestimentos. Na minha opinião, quanto mais simples, melhor! (Sou assim em tudo, é verdade). O branco dá bem com tudo, não condiciona em nada e temos uma maior sensação de leveza e frescura (eu gosto de sentir isto quando entro numa casa-de-banho). Agora, lá por ser branco, não significa que não possa ser divertido! Pessoalmente, ando numa fase em que adoro ver o azulejo Porto da Recer (aquele da estação do metro do Chiado) ou então, totalmente o oposto - uma parede branca, lisa, sem remates, nem acertos, conseguida através do uso de Silestone ou então de Microcimento. Tudo muito clean! 

Claro que, se me puserem Mármore de Carrara também não vou dizer que não! Não há dúvida que é um sinónimo de luxo, sem ser demasiado ostensivo, e vocês já sabem que sou adepta disso! A madeira também é um material interessante para as paredes de uma casa de banho, porque é inesperado e traz uma temperatura visual mais quentinha e confortável.

Para além dos revestimentos convencionais para uma parede de WC, existe actualmente uma tendência muito forte para colocar papel de parede nos lavabos sociais. Não tenho nada contra isto e até gosto bastante, mas atenção, isto só é aconselhado para lavabos onde não existe banheira nem duche!

Eu gosto imenso de ver espelhos de grandes dimensões, por cima dos lavatórios. Se for possível, acho mesmo que se deve revestir a parede toda do lavatório com espelho. O espaço vai parecer muito maior e temos muito mais espaço para nos vermos! Quanto à iluminação, aprendi este ano, que a iluminação de um espelho de WC deve vir não só de cima, como também de lado. Só desta forma conseguiremos equilibrar todos os tons de luz na nossa cara. E se pensarmos bem, quando vemos as celebridades nos seus camarins, o espelhos estão sempre iluminados a toda a volta.

No que diz respeito ao pavimento, aí sou mais "aberta" a novas experiências. Gosto imenso de ver madeira (com um tratamento hidrófugo, claro), mas também gosto de mosaicos hidráulicos, betão afagado, azulejos escuros, entre outros. Penso que neste caso, a melhor solução depende do resto do pavimento da casa.

Tratados os revestimentos, está na hora de escolher loiças e torneiras! Nisto sou muito básica - Sanitas e bidés sempre suspensos! Fica muito mais elegante e a limpeza é muito mais fácil. Quanto às torneiras, sempre que possível, prefiro as encastradas na parede. Na zona do duche/banheira, adoro ver uma panela fixa por cima da cabeça. Confesso que tenho uma pancada por "walking showers", daqueles em que entramos lá pa dentro e tomamos banho à vontade, com espaço suficiente. Prefiro isso a uma banheira, mas isso sou eu, que já não tomo banhos de espuma há muitos, muitos anos!

Os móveis de bancada, para mim, têm de ser sempre suspensos. Já perceberam que eu gosto de tudo suspenso, não é? Acho que fica sempre muito mais bonito e mais leve. E se for uma bancada comprida, suspensa, então isso é mesmo muito elegante!

Depois, em relação aos acessórios (toalheiros, caixotes do lixo, saboneteira, etc...) sou fã dos toalheiros da Área, super simples e baratos...e adoro os caixotes e tudo o resto da Vipp

E pronto, penso que está tudo! Deixo-vos aqui algumas imagens que eu adoro e que ilustram tudo aquilo que acabei de falar. Espero não vos ter cansado muito :) 

1 comentário :