25/11/2014

#112. CASA LISBOA 2014 . REVIEW

Ao longo das últimas semanas esteve a decorrer no Chiado a CASA LISBOA. Para quem não está muito a par destes acontecimentos, a Casa Lisboa consiste numa exposição temporária, onde vários decoradores são convidados a decorar um espaço, mostrando assim o seu trabalho ao grande público.

Este ano o tema era um Concept Hotel Imaginário...e a partir daí os decoradores tinham carta branca para criarem o que lhes apetecesse. Confesso que não estava com grandes expectativas.... quase todas as pessoas que já tinham visitado a exposição vinham de lá desiludidas, mas mesmo assim, não podia perder a oportunidade de ver a única exposição de decoração de Portugal.

Para quem estava habituado ao glamour e à qualidade das antigas Casas Decor/ Casa Ideal/ Hotel Ideal e afins, esta Casa Lisboa é mesmo uma desilusão. Espaços muito pequeninos, decoradores pouco ou nada conhecidos (e olhem que eu conheço muita coisa), corredores despidos, projetos "sem graça"- ou melhor, sem alma -  e alguns sem qualquer atenção ao detalhe.  No geral, uma exposição muito, muito fraquinha. 

O nível de entrega a este projeto por parte de alguns dos decoradores foi praticamente zero! Viu-se perfeitamente que pegaram numas quantas peças que tinham em stock nas lojas e puseram ali, sem qualquer critério. Ah e não nos podemos esquecer da Sofia Costa, que em vez de cartões de visita, decidiu usar envelopes antigos do "Mundo de Sofia" riscar o logótipo a esferográfica e escrever à mão o seu número de telefone e e-mail. Muito sinceramente, não me pareceu que os cartões já tivessem acabado... pareceu-me mesmo é que a Sofia Costa nem esteve para se dar ao trabalho de mandar fazer cartões. Posso estar errada, mas não creio! 

No meio deste cenário, houve coisas boas, claro! A jovem decoradora Catarina Batista (de quem já tinha falado aqui) fez um verdadeiro brilharete com a sua salinha de chá, amorosa! Vê-se que foi das poucas que se dedicou mesmo a criar um espaço agradável, com qualidade. Tudo ali era fofinho, com imenso detalhe, pensado até ao mais ínfimo pormenor. Não sou particularmente fã deste estilo, mas tenho de lhe dar os parabéns, pois acabou por ser um dos meus espaços preferidos! 

 
Outro dos designers/marcas que também merece destaque é a Around the Tree. Confesso que não conhecia a marca, mas bastou-me entrar no espaço deles para perceber que aquilo era TOTALMENTE a minha onda!! Adoro tudo  o que seja feito em madeira...já sabem... e a Around the Tree sabe trabalhá-la muito bem! Fiquei completamente apaixonada pela secretária e pelas suas milhentas gavetas, com ferragens de madeira. Adorei as pranchas de surf e adorei saber que em Portugal há gente nova a fazer peças com tanta qualidade e com tanta dedicação. Parabéns! 


Por fim, não podia terminar esta minha review, sem falar acerca das carpetes gírissimas que forravam as escadas do Palácio Iglésias. Acho mesmo que esta foi a parte preferida de toda a gente que visitou a exposição, pois quase todas as fotos que vi foram ou da  (magnífica) vista do palácio sobre Lisboa, ou então da escadaria forrada a formas geométricas em preto, branco e cinza! 

E vocês, foram à Casa Lisboa? Acham que estou a ser demasiado exigente?! 

Sem comentários :

Enviar um comentário