25/06/2015

#112. INSPIRAÇÃO . ORGANIZAÇÃO DE ESTANTES

A inspiração de hoje tem como base a organização de estantes/prateleiras. Não há nada pior que entrar numa sala linda e ver as estantes repletas de livros mal arrumados, numa confusão tão grande que interfere com a harmonia do espaço! Sou a maior fã de estantes em salas de estar, mas têm de estar bonitas, cuidadas e, se possível, bem iluminadas! 

Pessoalmente, gosto de prateleiras onde se misturam livros com molduras, quadros, objetos especiais, etc... Não gosto mesmo nada de ver filas e filas de livros corridos (a não ser em bibliotecas) . Gosto da dinâmica do cheio/vazio, dos contrastes de formas e cores.  Parece meio bagunçado, mas na realidade não é... acreditem! Há toda uma lógica formal por trás deste aspeto meio "descuidado. 

Na minha casa tenho 2 estantes compridas na sala. Como não temos escritório, optamos por expôr a nossa (ainda) pequena biblioteca de arte e arquitetura na sala comum. Perdi muito tempo a organizá-la e definir o exato sítio de cada livro, caixinha ou moldura. Nada ali foi deixado ao acaso... e isso nota-se, pois é uma das peças que mais chama a atenção quando entramos no espaço! É uma peça bem estruturada, proporcional e com uma distribuição harmoniosa que combina com todos os outros elementos da decoração. 

Num projeto que fiz agora para uma sala (e cujas imagens iniciais podem ver aqui) fiz questão de mandar umas boas imagens de referência para a arrumação da estante. Eu sabia que esta estante era a peça-chave de todo o espaço e não podia deixar que lhe tirassem o protagonismo com um montão de livros amontoados! Ainda bem que mandei, pois está tudo lindo e maravilhoso! 

Por isso, se estão a precisar de dar uma volta à vossa casa, as estantes são um bom sítio para começar! 
Deixo aqui algumas imagens que me inspiraram a mim e certamente vos irão inspirar a vocês!



Sem comentários :

Enviar um comentário