Por vezes deparamo-nos com espaços onde as paredes são tão grandes, que um simples quadrinho não é suficiente para a preenchermos. Como todos sabemos, existem várias soluções para decorar uma parede - papel de parede, espelhos, composições de quadros, estantes, etc... - mas hoje venho falar-vos acerca de Moldados (ou Mouldings, em inglês, se preferirem).
Normalmente, os moldados são associados a palácios e/ou casas antigas da Nobreza. São elementos decorativos clássicos, que nos transportam no tempo para uma época de luxo, exuberância e riqueza. Estes elementos co-existiam quase sempre com um lambrim super bem trabalhado e juntos decoravam as paredes e davam-lhes uma expressão formal muito mais intensa e interessante.
Hoje em dia os moldados e os lambrins já não feitos de "origem" com as casas. Actualmente quer-se tudo o mais simples possível e por isso esta estética palaciana foi perdendo a sua força. De facto, não fazia sentido nenhum ter uma casa ultra contemporânea, com paredes trabalhadas até à exaustão... para além de ficar foleiro, não tinha qualquer coerência formal!
Mas, como tudo na vida é cíclico, começamos a assistir a um retorno destes elementos, embora de uma forma completamente diferente e completamente adaptada à realidade de hoje em dia. Os moldados e os lambrins ganham assim uma estética muito mais simples e linear, sem grandes floreados e acima de tudo, sem o peso da arquitectura do passado!
As imagens que se seguem são exemplo disso mesmo. Espero que gostem :)
As imagens que se seguem são exemplo disso mesmo. Espero que gostem :)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarOlá Ana, bom dia! Pessoalmente não me identifico muito com este tipo de decoração e tb acho que não é mt aconselhavel a quem tem asmáticos em casa, que é o meu caso. Aqui junto o "útil ao agradável" :) Mas as imagens que mostra são mt felizes, gosto em particular da parede preta com as várias molduras.
ResponderEliminarBjs e bom fds.
Catarina
Olá Catarina!
EliminarObrigada pelo comentário :) Ainda bem que gostou das imagens, mesmo não gostando do conceito eheh! É exactamente por isso que passo hooooooras à procura das melhores imagens possíveis!
Só não percebi foi uma coisinha e já agora agradecia que me esclarecesse :) Porque considera que não é aconselhável para asmáticos? Eu própria sou asmática e desconhecia!
Obrigada!
Beijos e bom fim de semana :)
Olá Ana! Bem qd digo que não é mt aconselhável para os asmáticos é por causa do pó que fica acumulado nos frisos. Bem na realidade não é para todos os asmáticos mais para aqueles que são alérgicos aos ácaros, que é o que cá por casa se gasta :) Daí a alergologista diz para não ter tapetes, cortinados, televisão, aparelhagem e afins, no quarto, e mais uma série de outras coisas.
EliminarBeijinhos.
Catarina