22/06/2012

YSL = not anymore = SLP

Não sou do meio da moda, nem sou crítica de moda, apenas sei o que gosto e o que não gosto. Não sou de marketing, nem sei nada de branding.... mas, a ser verdade, não gostei lá muito que tivessem decidido mudar o icónico nome da maison Yves Saint Laurent para Saint Laurent Paris. 



Mais do que uma marca, Yves Saint Laurent é o nome do génio por trás de todo um império. É o nome do homem responsável pelos mais importantes marcos na história da moda. Acima de tudo, é um símbolo universal de luxo e qualidade!

Em termos de marketing nem sei até que ponto isto é uma boa ideia. Toda a gente reconhece imediatamente o logo YSL! Mudar para SLP é retirar-lhe a sua identidade e carisma.

As más línguas dizem que esta mudança partiu do novo director criativo da marca, Hedi Slimane, que pretende afirmar-se definitivamente como o novo homem da marca. Slimane já conseguiu, inclusivé, mover o atelier de Paris para LA, onde vive. 

A ser mesmo verdade, não concordo nada com esta ideia. YSL tem um impacto fortíssimo em todo o mundo. Existem mais de 80 lojas espalhadas pelo mundo!! Até que ponto será digno mexer na identidade de um dos criadores e de uma das maisons mais importantes de sempre?

Karl Lagerfeld, por exemplo, nunca tentou mudar o nome da Chanel...just saying...

5 comentários :

  1. em português do bom: acho uma granda lata! e acho dum egocentrismo doentio. e do que sei de branding, é PÉSSIMA ideia! a menos que tenham uma mega cena planeada...

    ResponderEliminar
  2. ah, e fica a parecer SLB. sorry :P

    ResponderEliminar
  3. ahahahahah pelo que li, ele quer mudar o nome antes de apresentar a sua nova colecção.... mas de qualquer das formas, acho que é uma falta de respeito ao grande YSL e a toda a herança que ele nos deixou.... eu estou contra! SLP não tem a mesma força que YSL!!

    ResponderEliminar
  4. o andré diz que não quer vir aqui comentar um post sobre YSL (manias) mas ele comentou comigo isto:

    "no fundo e n respeitarem o imperio que um sr criou com todo o seu trabalho para alimentarem o seu proprio ego :p "

    well done, beibi *

    ResponderEliminar
  5. http://the-talks.com/interviews/pierre-berge/

    ResponderEliminar