09/04/2013

#62. CELEBRITY HOMES . RAY&CHARLES EAMES

Ray e Charles Eames são provavelmente uma das duplas mais conhecidas no mundo inteiro, ou não fossem eles os criadores de algumas das mais icónicas peças de design do século XX.

Há uns tempos atrás passou um documentário super interessante sobre este casal na RTP 2 e fiquei a perceber que pouco ou nada conhecia sobre a vida deles. Sempre admirei o seu trabalho e as suas peças, mas nunca tinha estudado a sua vida. Fiquei admirada...afinal o Charles Eames era um mulherengo do pior..e a Ray, coitada, não devia muito à beleza! Futilidades à parte, este casal construiu um verdadeiro império no mundo do design e as suas criações vão para sempre fazer parte do imaginário de qualquer pessoa! 



Na verdade, e confesso que por vezes também o faço, apesar de formarem uma dupla, a verdade é que normalmente falamos apenas no Eames (no Charles) esquecendo-nos que por trás deste homem houve sempre uma Ray Eames! Quantas vezes não ouvimos dizer "ah, essa poltrona foi desenhada pelo Eames"... ou então "aquela cadeira do Eames..." Pois bem, quase todo o "espólio Eames" foi desenhado a dois, apesar de nos catálogos iniciais da Herman Miller apenas aparecer o nome de Charles.

A casa de Ray e Charles Eames, também conhecida por Case Study House 08 parece-me a mim, um laboratório onde a dupla testava as suas criações. Situada em Los Angeles, foi construída em 1949 e é considerada um marco da arquitectura moderna. Ao que parece, foi desenhada pelo próprio Eames em parceria com o célebre arquitecto Eero Saarinen e insere-se no programa "Case Study Houses", tendo sido considerada uma das mais bem sucedidas de todo o programa.

Exteriormente, à primeira vista, faz-me lembrar um quadro do Mondrian, com a geometrização dos blocos de cor em contraste com as linhas pretas. No interior, temos grande parte da colecção do casal, bem como algumas peças de Isamu Noguchi e de outros artistas.

Actualmente, a "Casa Eames" pertence a uma fundação, dirigida pelos netos do casal, que continuam a frequentar a casa. A casa permanece intacta desde os tempos em que Ray e Charles Eames lá viviam. 







Sem comentários :

Enviar um comentário