26/04/2013

#64. BABY ROOMS

Pensar na decoração para um quarto de bebé não é, de todo, uma tarefa muito linear (principalmente para aqueles que são pais pela primeira vez). Há todo um mundo de objectos, tecidos e papéis que apetecem imenso comprar, mas que na verdade, não são lá muito práticos, a não ser que queiramos trocar a decoração do quarto de 2 em 2 anos (o que hoje em dia me parece muito complicado...) 

Uma das primeiras regras, para mim, é "Keep it simple", que no fundo é como quem diz, simplificar ao máximo. Podemos achar que um papel de parede com ursinhos e carrinhos é muito giro agora, mas acreditem, daqui a 2/3 anos já ninguém aguenta com tanta bonecada! A base da decoração de um quarto de bebé deve ser sempre muito neutra, já que vamos passar lá muitas horas e também para que dure uns bons anos. O melhor, para mim, é usar cores e padrões apenas em pequenos apontamentos como almofadas, mantas, poufs, tapetes, entre outros.

Outra regra muito importante é não tornar o quarto do bebé demasiado temático. Ok, o bebé até pode gostar muito de ver os bonecos do Noddy na TV, mas isso não significa que teremos de apetrechar o quarto dele com imagens do Noddy. O que é moda agora, certamente não o será daqui a 3 anos... e eu tenho a certeza que quando ele crescer um bocadinho, o Noddy já será coisa do passado!

Eu sou daquelas pessoas que odeia ver bonecos e brinquedos espalhados pelo quarto, ou expostos em prateleiras. Para mim, os brinquedos devem estar minimamente guardados/escondidos, em sítios de fácil acesso para a criança. Acreditem, uma das formas mais rápidas e mais fáceis de arrumar o quarto de um bebé, é pegar na tralha toda e "escondê-la" dentro de caixas, devidamente etiquetadas. 

As caixas etiquetadas são uma boa forma de organização. Hoje em dia há uma imensa variedade de caixas, coloridas, com padrões giríssimos. Devemos tirar partido destas caixas, não só como forma de organização, mas também enquanto elementos decorativos. Por exemplo, um quarto todo branco, com caixas coloridas, dá um efeito extremamente engraçado! 

Outra dica que considero fundamental é procurar peças de mobiliário sem arestas muito definidas. Pode ser perigoso para a criança estar sempre em contacto com esquinas afiadas... Pessoalmente, no que toca a quarto de bebés, prefiro sempre formas mais curvilíneas. 

Quanto às cores, é um facto inegável que recorremos sempre a tons pastéis, que transmitem calma e serenidade. Normalmente, se é rapaz alterna entre o verde e o azul.. se é rapariga, alterna entre o amarelo, laranja e/ou rosa. Não tenho nada contra isto. No entanto, acho que podemos tornar o quarto muito mais interessante se conjugarmos estas cores "padrão" com outras cores menos óbvias. Eu adoro ver um quarto de menina em rosa, branco e cinzento. Acho que é mesmo uma das minhas combinações preferidas. O cinzento não é muito utilizado em quartos de bebé, mas, para mim, dá um certo toque de classe e sofisticação. Podemos também fazer conjugações com diferentes tons da mesma cor: azul turquesa, azul cobalto e azul petróleo, por exemplo, resulta sempre muito bem.

As crianças gostam de brincar no chão. Por isto mesmo, acho fundamental ter um bom tapete, de grandes dimensões, onde as crianças e os pais se possam sentar e brincar à vontade. Quanto maior for o tapete, maior parecerá o quarto. 

O berço é uma das principais peças de mobiliário no quarto de um bebé. Mais uma vez, acredito que quanto mais simples, melhor. Eu sou fã de uma marca dinamarquesa, a Leander, que tem um berço lindo de morrer, com a grande vantagem de que funciona por "módulos" e adapta-se ao crescimento da criança. Outra peça que considero muito importante é uma poltrona, onde a mãe se possa sentar confortavelmente com o bebé, para ler histórias, dar de mamar, etc...

Em termos de mobiliário, é preciso também considerar um bom muda-fraldas, funcional e com uma boa "bancada de trabalho". Para poupar espaço, uma boa ideia pode ser mandar fazer uma cómoda grande, onde por baixo se guarda a roupa do bebé e por cima se coloca o muda-fraldas com todos os produtos do bebé.

A iluminação é outro dos aspectos a ter conta. Deve existir, pelo menos, 3 tipos de iluminação (dependendo do tamanho do quarto, claro). Em primeiro lugar, a iluminação de tecto. Um candeeiro de tecto é importante, para quando entrarmos no quarto termos imediatamente um ponto de luz. Depois, iluminação de trabalho, perto da zona onde mudamos fraldas e tratamos do bebé. Por fim, uma iluminação muito suave, perto do berço. 

Penso que resumi de uma forma rápida e fácil tudo aquilo que considero essencial quando se planeia um quarto de bebé. Claro que isto é apenas a minha opinião. Não sou mãe, mas já fiz alguns quartos de bebé. Isto é o que resulta para mim... mas claro, pode não resultar para vocês! Vou deixar aqui algumas imagens de quartos de que gosto imenso, bem como uma selecção de peças.



Para dormir:
1. Berço Bed . Leander * 2. Alcofa . Zara Home * 3. Berço . Stokke Sleepi 

Para sentar:
4. Poltrona Redondo . Moroso * 5. Poltrona DAW . Vitra * 6. Pouf Marroquino . Maria Barros Home

Para arrumar/organizar:
7. Mesa Componibili . Kartell * 8. Caixas com boneco * Zara Home * 9. Cestos de verga brancos . Zara Home * 10. Caixas de madeira coloridas . Zara Home * 11. Caixas Verde Jade . Zara Home 

Para brincar: 
12. Móbil . Tecnicarte * 13. Elephant . Vitra * 14. Bonecos de madeira. Vitra

Sem comentários :

Enviar um comentário