24/06/2013

PEQUENA REVOLTA PESSOAL!

O tema já não é novo... e a reportagem em si já data do fim de Maio (embora só a tenha lido hoje), no entanto, não consigo deixar de abordar este assunto aqui no blog.

A reportagem a que me refiro saiu no Jornal de Negócios e fala sobre a possível demolição do icónico Pavilhão de Portugal, desenhado pelo arquitecto Siza Vieira. Se quiserem, pode vê-la aqui!

Só o simples facto de pensarem sequer em demolir o edifício já me dá "comichão". Afinal de contas, não é um edifício qualquer... é só um dos maiores ícones da arquitectura contemporânea na zona oeste de Lisboa, desenhado por um dos arquitectos mais importantes do mundo... Eu duvido que algum estudante de arquitectura não tenha abordado nas aulas a genialidade e esbelteza da pala do Pavilhão de Portugal. É um marco da arquitectura e da engenharia em Portugal, não há como negar!

Ok, eu sei que tem estado sempre desocupado desde a Expo 98...mas porque raio pensam em demolir o edifício e não tentam arranjar alternativas de ocupação?! Se o Pavilhão foi pensado para ser um espaço público, que todos pudessem visitar e apreciar o espaço criado pela pala, porque é que isso não acontece?

Perante esta possibilidade de demolição, Siza Vieira concordou. Afirmou que, de facto, se o edifício não tem qualquer função, então que mais vale ser demolido, do que ficar ali, deixado ao abandono. É tão triste chegarmos ao ponto em que o próprio arquitecto prefere demolir a sua obra... é uma vergonha, mesmo! Este desrespeito pelo património nacional e pela nossa arquitectura está a atingir proporções completamente absurdas!! Somos tão valorizados e tão reconhecidos no estrangeiro... e em Portugal é esta vergonha que se vê. 

Mas, para mim, a maior vergonha ainda são os comentários completamente despropositados e ignorantes que a maior parte das pessoas escreveu na dita reportagem. A maior parte deles manteve-se no anonimato (como sempre) e por isso mesmo sinto-me à vontade para vos mostrar dois que considerei escandalosos e verdadeiramente insultuosos:

. "Conheço algumas obras deste Siza Vieira e na fase de construção/início de utilização tenta impor as suas birras de arquitecto mimado e amuado porque o seu conceito tem que ser alterado por coisas tão "insignificantes" como um corrimão/guarda corpos numa escada ou o cumprimento de regras básicas de segurança contra incêndios... parece ser um "menino mimado"

. "Será que o Siza Vieira vai passar fome para ajudar o Estado a ter dinheiro para o manter em pé? Pois... não me parecia."

Perante comentários destes não admira que o país esteja como está... e que a arte seja tão pouco valorizada. Ainda temos um longo percurso a percorrer! 

1 comentário :