04/11/2013

#81. OBJECT. PAPA BEAR by HANS WEGNER

Um clássico, há-de ser sempre um clássico - quer seja num carro, num artigo de moda ou numa peça de design - e se há coisas onde vale a pena gastar um bocadinho mais é em clássicos... aqueles objectos que por mais anos que passem, nunca vão perder a sua qualidade, o seu estilo e a sua classe. Nunca vão sair de moda e nunca vão ficar mal em lado nenhum! 

O cadeirão Papa Bear, desenhado em 1951 pelo grande Hans Wegner é, sem dúvida nenhuma, um clássico do design e, por isso mesmo, vale todos os "cêntimozinhos" que compõem o seu preço. 


Inicialmente vendida através da AP Stollen e produzida pela PP Mobler, a Papa Bear é, hoje em dia, uma peça de culto, uma vez que oficialmente já não se fabricam mais peças destas. Claro que as cópias continuam a ser produzidas e acredito que a maior parte das Papa Bears que vemos são cópias. Quanto às originais, da AP Stollen, estas aparecem ocasionalmente em leilões de arte e os preços a que são vendidas nunca são divulgados cá para fora (devem ser astronómicos)! 

A principal imagem de marca deste cadeirão são os seus apoios de braços, esguios e pontiagudos, em contraste com o resto do cadeirão, largo e robusto. É uma peça extremamente ergonómica e muito confortável, uma vez que nos envolve e nos faz sentir protegidos. 

Como podem ver nas imagens seguintes, a Papa Bear é uma peça muito versátil e pode ser colocada em qualquer ambiente... desde o mais chique e elaborado, ao mais descontraído e irreverente. A cor do estofo também pode funcionar como uma brincadeira interessante, pois podemos alterar completamente a vibe desta cadeira mudando-lhe simplesmente o tecido! 




3 comentários :