17/06/2014

#99. COR. PRE - PANTONE

Provavelmente todos vocês sabem o que é a Pantone - a maior autoridade no que diz respeito a cores e a códigos de cor - no entanto, são capazes de não saber que muito antes da Pantone ter sido criada (ou sequer pensada), já tinha sido elaborado, no séc. XVII, um livro que catalogou todas as cores existentes até então, numa espécie de guia Pantone da altura, em aguarela.

Pelas mãos de A. Boogert, surgiu assim em 1692 um guia com 800 páginas, repletas de cores e de explicações técnicas sobre como obter essas mesmas cores. O livro foi encontrado recentemente e tem sido uma das descobertas mais mediáticas dos últimos tempos! Para além de ser verdadeiramente incrível alguém, naquela altura, ter conseguido fazer um guia tão completo e tão extenso acerca da cor, é ainda mais incrível que tenha sido descoberto em tão bom estado, com as cores ainda tão intensas... quase pronto a competir com os guias que conhecemos e utilizamos hoje em dia!

Fico sempre fascinada com estas "descobertas artísticas". Sou uma apaixonada por história de arte! Cada página destas é uma obra de arte por si só e espero um dia conseguir vê-lo ao vivo! Por agora, ficam aqui as imagens que foram divulgadas:


Fantástico, não acham?! A história não pára de nos surpreender! :)

2 comentários :

  1. Ana adorei!! Não conhecia e é sempre bom descobrir estas "novidades"!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marisa! Obrigada pelo comentário :) É verdade, há sempre coisas novas a surgir!! Beijinhos*

      Eliminar