20/06/2014

#99. DICA DA SEMANA. ALCABAZ

Há uns tempos atrás, andava a passar na Sic Mulher um reality show chamado "Eat, Drink, Love" sobre 5 raparigas que, de uma forma ou de outra, se encontravam relacionadas com o mundo da gastronomia/culinária de Los Angeles. O programa em si não era nada de especial (nada bate as Kardashians) mas era interessante o suficiente para me manter colada ao ecrã. Adoro todos os programas que tenham a ver com comida, por isso este não foi excepção! Fiquei tão fã da Waylynn Lucas! Mais alguém via este programa?! 

Num dos episódios, as meninas decidiram que era boa ideia irem passar uns dias a um quinta, para poderem experimentar o verdadeiro significado de From Farm to Table, que na verdade não é mais do que comer aquilo que se criou e/ou plantou. Ao que parece é a grande "moda" nos Estados Unidos!

Esta expressão From Farm to Table ficou a ecoar na minha cabeça e embora já o tenha praticado muitaaaas vezes (a minha família tem um quinta no Fundão) acredito que haja muita gente nas grandes cidades que não tenha essa facilidade. Pois bem... este problema já foi resolvido! 

Já ouviram falar da ALCABAZ?! Não? Eu também nunca tinha ouvido falar... até que na semana passada a minha mãe me disse "Aderi ao Alcabaz, na próxima 5ª feira chegam as coisas". Só mesmo a minha mãe para descobrir estas pérolas! 

De uma forma muito resumida, a Alcabaz consiste num grupo de pessoas que decidiu pegar em vários agricultores e produtores alentejanos e divulgar os seus produtos, criando uma relação direta entre o consumidor final e o produtor! Existem 3 tipos de cabaz - o pequeno, o médio e o especial. O preço varia consoante o tamanho do cabaz e existem vários outros produtos (ex: vinho, azeite, queijos, etc..) que podem ser acrescentados à vossa encomenda. 

Até agora nós só encomendamos o pequeno, que nos custou 12 euros e veio cheio de coisas boas - alface, tomates, pão, espinafres, ovos, courgettes, ameixas, salsa, cebolas, cenouras, batatas... (espero não me estar a esquecer de nada). 

O processo de encomenda é relativamente simples, basta preencherem o formulário do site. Todas os cabazes são entregues às 5ª feiras, pelo que as encomendas devem ser feitas até ao domingo anterior. A recolha também é muito fácil - Nós escolhemos recolher o cabaz em Oeiras, num café que fica mesmo atrás da Fundição de Oeiras. Existem vários pontos de recolha, por isso é só escolherem um que fique perto da vossa casa! 

Fiquei absolutamente fã desta ideia e já partilhei com quase todos os meus amigos! Os produtos pareceram-me todos verdadeiramente bons e saudáveis! Para além disto, sabemos que estamos a contribuir para o desenvolvimento local, viabilizando pequenos negócios e potencialmente a criar novos postos de trabalho numa zona tão necessitada como é o Alentejo! 

TOP, TOP, TOP!! Se ficaram curiosos acerca da Alcabaz, espreitem o site deles. Tenho a certeza que também vão ficar rendidos a esta ideia!

2 comentários :

  1. Boa dica Ana! Vou procurar,

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Mónica, tenho a certeza que não se vai arrepender!

      Beijos e obrigada pelo comentário!***

      Eliminar