05/09/2014

#105. INSPIRAÇÃO . ESCADAS

Acreditem, ou não, quando se está a desenhar uma casa com mais do que um piso, uma das coisas mais complicadas é decidir onde vão ficar as escadas! Para além de ocuparem um espaço ridiculamente gigante, têm de ter uma certa inclinação, os degraus têm uma dimensão mínima obrigatória e isto tudo faz com que as escadas sejam uma verdadeira dor de cabeça.

Eu lembro-me que quando estava a fazer a pós graduação, tivemos um projeto em que, entre muitas outras coisas, tínhamos de unir 2 pisos de um apartamento com apenas um lance de escadas. Não imaginam as voltas que dei para conseguir fazer aquilo de uma forma minimamente harmoniosa e que não me desse cabo do projeto! Curiosamente, acabei por fazer da caixa de escadas o elemento central do meu projeto e tudo se formou em torno deste volume! 

Por saber o quão complicado é desenhar umas escadas, sempre que me cruzo com imagens que gosto, guardo numa pasta para inspiração futura! Hoje trago-vos alguns exemplos de escadas que considero muito bem desenhadas, com "pormenores de  arquitecto" como se costuma dizer. 

Como já sabem, adoro madeira... por isso, não é surpresa que grande parte das escadas que apresento, sejam feitas em madeira, quase sempre em contraste com o branco. Simples, sem floreados, nem rococós. Degraus maciços ou leves, tudo serve, desde que seja elegante e funcional. Escadas num só lance, em dois, com ou sem patim de descanso... e até mesmo em caracol. Ao contrário de muitos arquitetos, não tenho nada contra as infames escadas em caracol - desde que sejam bem desenhadas e que tenham espaço suficiente para garantir uma subida/descida em segurança.

Para além de madeira, gosto muito de ver escadas em betão. O aspecto bruto e cru do betão em contraste com o rigor da linha dos degraus é alto que me atrai. Tanto em interiores, como em exteriores, sempre gostei de ver escadas neste material. 

Quanto ao corrimão... bem... esteticamente, se puder não ter corrimão, eu agradeço. Mas, como isso raramente é possível, então que seja o mais inócuo possível. Uma simples trave em madeira, ou um rasgo subtil na estrutura de suporte são o ideal. Guardas em vidro são um mal que se generalizou um pouco por todo o lado e embora não seja totalmente contra, também não sou a maior fã. Pior ainda se tiverem aqueles parafusos gigantes a prender o vidro. Se é para ser de vidro, então que não tenha mesmo nada a não ser o vidro. Ah... e vidro transparente sempre!!! Já chega de vidro verde! 

Sem comentários :

Enviar um comentário