14/10/2014

#109. OBJECT. WOMB CHAIR by SAARINEN

Desenhada por Eero Saarinen, em 1948, a Womb Chair é mais um dos grandes símbolos do design contemporâneo. Como se já não bastasse ter desenhado as icónicas cadeiras e mesa Tulip (entre outras  coisas), Saarinen é também responsável por este cadeirão lindo e maravilhoso de que vos venho falar hoje! 
Que génio!

Saarinen, finlândes, mudou-se para os EUA quando tinha apenas 13 anos. Estudou arquitetura em Yale e tornou-se num dos mais reconhecidos arquitetos e designers do séc XX. A Womb Chair nasceu de um desafio proposto pela sua grande amiga Florence Knoll (fundadora da marca Knoll). Florence pediu-lhe que desenhasse uma cadeira, onde se pudesse enrolar e aconhegar, com o máximo conforto. Uma cadeira onde se sentisse protegida e envolvida...como um bebé no ventre da mãe. O nome "Womb" deriva assim deste pedido tão especial. 

O desenho desta cadeira é verdadeiramente incrível. A estrutura em aço é trabalhada de uma forma extremamente inovadora e o resultado é uma cadeira escultural, com uma curvatura muito elegante e uma fluidez de linhas que não era habitual na altura. 

Eu sou a maior fã desta cadeira e a julgar pelas imagens que vos vou mostrar a seguir, parece que não sou a única! Desde que foi produzida, nos anos 50, a Womb tem sido presença assídua em casas de celebridades e principalmente da alta sociedade americana. 


 Para além disto, foi também alvo de destaque por parte dos media e de diversas marcas que utilizaram a cadeira nos seus anúncios. Eu adoro publicidade antiga, por isso delirei quando vi estes cartazes! Tudo isto torna esta cadeira ainda mais icónica! 


Hoje em dia, a Womb é  um símbolo de qualidade, tradição e história. É uma peça que vale a pena o investimento. Nunca vai "passar de moda", nunca vai cansar... e tenho a certeza que com a passagem dos anos, vai valer cada vez mais. É uma peça visualmente forte, sim, mas acaba por ser bastante neutra - adapta-se a qualquer espaço, pode ser colocada em qualquer divisão da casa... e dá um conforto que nenhuma outra consegue. Se querem realmente sentir o que é sermos envolvidos por um cadeirão, então têm de experimentar a Womb!

A Womb é vendida através da Knoll, que em Portugal é representada pela Nord, pela Paris Sete e pelos OitoemPonto. Por isso, se quiserem mais informações, podem consultar o site da marca, aqui, ou dirigirem-se a uma destas lojas. 

Beijinho e boa terça-feira :)

Sem comentários :

Enviar um comentário