01/01/2014

2013

Nunca fui muito dada a introspecções de final de ano... mas este tempo chuvoso pôs-me a pensar acerca da minha vida e em tudo aquilo que vivi neste último ano. Decidi escrever um post sobre isto mesmo (assim daqui a uns tempos posso relê-lo e lembrar-me de como foi em 2013) e por isso, aqui fica:

Entrei em 2013 com a moral um bocadinho em baixo. Não tinha conseguido o estágio que tanto queria... apesar de ter o diploma em arquitectura, sentia que não era nada daquilo que eu queria... estava super insegura em relação ao meu futuro e não sabia bem para que lado me virar. Tudo me parecia negro! 

Perante tudo isto, decidi parar e ter uma conversa séria comigo mesma. Após alguma reflexão, cheguei à conclusão de que estava na altura de lutar por aquilo que realmente queria e seguir a minha verdadeira paixão. Percebi que estava a seguir um caminho que não se identificava de todo comigo e que precisava de fazer alguma coisa que contrariasse isso... ou acabaria por ser uma velha amargurada e triste com a vida!

A minha primeira pergunta foi somente "O que é que tu queres para ti e como te vês daqui a uns anos?" A resposta foi muito clara... eu quero ser designers de interiores, eu quero viver disto e quero ser reconhecida por isso! Esquece a arquitectura... não é isso que te vai fazer feliz! 

Foi um verdadeiro "Aha! Moment" como diz a minha querida Oprah e, a partir daí, tudo o que fiz até agora tem sido lutar pela minha realização profissional e claro, pessoal! 

Decidi não fazer o exame da Ordem dos Arquitectos e optei por fazer uma pós-graduação em Design de Interiores. Sinto que foi a melhor coisa que fiz... saí com nota final de 19 valores e foi uma das melhores sensações de sempre! Claro que me deu um trabalho dos diabos...e nem sei bem como consegui conciliar tudo, mas a verdade é que não trocaria isto por nada! 

Ao mesmo tempo, já que estava sem trabalho, resolvi entrar em contacto com a Maria Barros e num espaço de 1 semana, comecei a trabalhar no seu atelier. Já lá estou quase há 1 ano :) Trabalhar para a Maria tem sido uma das melhores experiências da minha vida! Sinto que cresci muito enquanto profissional e enquanto pessoa e estou mesmo feliz por poder aprender com uma decoradora tão talentosa e criativa. Todos os dias aprendo um bocadinho mais e acredito mesmo que estou a formar uma base de trabalho sólida e de muita qualidade. Claro que nem tudo é um mar de rosas e há sempre uns quantos probleminhas, mas até isso tem sido uma óptima forma de aprendizagem e de preparação para o futuro!

Hoje posso dizer que a melhor decisão da minha vida, so far, foi ter parado para pensar no que realmente queria para mim...e não estou NADA arrependida das minhas escolhas. Sou uma grande privilegiada por poder trabalhar numa área pela qual sou apaixonada e por poder partilhar essa minha paixão aqui no blog com todos vocês. Sem dúvida que este blog tem sido uma importante parte da minha vida e adoro ser uma "blogger de interiores". Adoro trabalhar na Maria Barros Home e adoro a minha vida! 

Em conclusão, 2013 foi um ano de importantes descobertas pessoais e foi um ano de charneira na minha vida! Resta-me agradecer o apoio incondicional da minha mãe, que sempre acreditou em mim, do meu namorado André, da minha família e de todos os meus amigos! Obrigada a todos! 

E agora venha 2014! I'm ready :)

2 comentários :

  1. Sem dúvida que nasceste para trabalhar em design de interiores! És óptima naquilo que fazes e a Maria também, por isso é que fazem uma equipa tão boa :) beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pela coragem e determinação Ana. Nem sempre é fácil! Força e um beijo apertado de uma leitora muito assídua, Mónica Matos

    ResponderEliminar