04/04/2014

#94. PROJECTOS . ADEGA DOS CANÁRIOS

Achei por bem terminar a semana com mais um projecto nacional! Estou a gostar desta "plataforma de divulgação" das boas coisas que acontecem que em Portugal! A partir de agora vou tentar focar-me mais nos projectos e marcas nacionais. Acham boa ideia?!

Para esta sexta-feira, e já a pensar no fim de semana, decidi partilhar com vocês o mais recente projecto do atelier Ternullomelo Architects - a recuperação do espaço Adega dos Canários, em Lisboa. 

Situada no Cais do Sodre, a Adega dos Canários é um dos estabelecimentos mais antigos da zona. Fundada em 1933, foi recentemente adquirida por uma família italiana, que imediatamente percebeu a urgência em revitalizar o espaço! De acordo com os arquitectos Chiara Ternullo e Pedro Teixeira de Melo, fundadores do atelier responsável pela remodelação do restaurante, "o espaço lúgubre tinha sido, há muito, descaracterizado por várias intervenções pontuais que tentavam, sem sucesso, garantir as cada vez mais exigentes condições de higiene e segurança alimentar.  

Apesar das profundas alterações necessárias para garantir o cumprimento dessas condições, o projeto assume a vontade de conservar o espírito das antigas tabernas alfacinhas repropondo a utilização da pedra de lioz abancado, pedra característica dos balcões das tabernas de Lisboa. O resultado é um espaço de grande simplicidade, luminoso e acolhedor."

Esta vontade torna-se bastante explícita quando vemos as fotografias do espaço remodelado. Com um traço muito simples e depurado, o ambiente de taberna foi verdadeiramente conseguido. É uma taberna contemporânea, que se adapta na perfeição às necessidades da sociedade de hoje em dia. 

Gosto imenso daquela "falsa linha de horizonte" que se criou com o prolongamento do lioz do balcão a todo o perímetro do espaço... gosto imenso do mobiliário simples e minimalista em madeira clara.. e do contraste do azulejo amarelo que quebra com a neutralidade do espaço. Por fim, os candeeiros suspensos do Tom Dixon dão-lhe um certo toque de classe e luxo que enaltece o restaurante.

Enquanto arquitecta, este é um projecto que me aquece o coração! O respeito pelo material, a depuração das formas, a simplicidade do espaço, o pormenor genial da pedra gravada no balcão, o mobiliário em madeira ... enfim... está perfeito! E o melhor de tudo?! É no Cais do Sodré, por isso consigo facilmente visitar o espaço e experimentar os famosos petiscos!

Para conhecerem melhor o trabalho dos Ternullomelo, já sabem, é só ir aqui!

Fotografias de Maria Rita & Pedro Sadio


Sem comentários :

Enviar um comentário